ODemocrata

Vacinação contra o HPV começa amanhã em Luziânia

A partir da próxima segunda-feira, 10, terá início a Campanha de Vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano). Com total suporte da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará a vacina em todas as Unidades de Saúde da Família, no CAIS do Setor Fumal e no Posto de Saúde do Setor Leste.

A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (FOTO: Divulgação)
A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (FOTO: Divulgação)

O atendimento nas unidades é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O público-alvo são meninas, entre 11 e 13 anos de idade, que precisam estar acompanhadas dos pais/responsáveis no ato da vacinação.

Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos).

A vacina

A vacina garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. Na campanha será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra os subtipos (6, 11, 16 e 18) de HPV.

Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.

O HPV

O HPV é um vírus que possui mais de 100 variações e é transmitido por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm a doença.  (Com informações da ASCOM da prefeitura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *