Valparaíso na luta contra o HPV

No mês de março, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promove vacinação contra HPV em escolas públicas e privadas do município. A vacina foi incluída no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura promove vacinação contra HPV em escolas (Fotos: Bruno Costa)
Prefeitura promove vacinação contra HPV em escolas (Fotos: Bruno Costa)

Podem receber a vacina meninas nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003. O objetivo da ação é a prevenção contra o câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasia das mulheres no Brasil.

Depois da primeira dose, é necessário tomar outras duas, seis meses depois, e outra em cinco anos. As doses sequentes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] de Valparaíso a partir do dia 10 de abril.

Para a vacinação nas escolas não será necessária autorização ou acompanhamento de responsáveis. Porém, caso se os pais não autorizarem a vacinação, deverão encaminhar um “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado à escola.

HPV Valp

A prefeita, Lucimar Nascimento, afirma que a atual gestão tem priorizado a saúde e quer superar as metas de vacinação no município realizadas até agora. “Alertamos pais e responsáveis para que entendam a importância da imunização e levem suas filhas para se vacinarem, prevenindo essa doença que tem deixado marcas irreparáveis nas famílias. A vacina é a forma mais fácil e eficiente de prevenir o HPV”, lembrou.

Meninas com idade entre 11 e 13 anos não forem vacinadas nas escolas, poderão se dirigir à UBS mais próxima de suas casas, portando documento de identificação, para serem imunizadas.

Sobre o HPV

É o Vírus do Papiloma Humano e está diretamente ligado ao câncer de colo do útero, segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo, atrás apenas do câncer de mama.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a Doença Sexualmente Transmissível [DST] mais frequente. A vacina protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV. (Com informações da ASCOM da Prefeitura)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *