Prefeito conversa com professores grevistas
O prefeito Everaldo Vidal, de Novo Gama, esteve na Secretaria Municipal de Educação para conversar com os professores da rede municipal de ensino. Desde o dia 11 de março os professores estão em greve e a reunião teve um único objetivo, que é chegar a um acordo e encerrar a greve no município. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 17.
Estiveram presentes na reunião vários vereadores, servidores da secretaria de educação, integrantes do sindicato dos professores de Novo Gama e dezenas de professores.
Um dos principais motivos para a greve foi à suspensão da jornada ampliada. O Governo Municipal decidiu suspender a jornada ampliada, por não conseguir fechar as contas no ano de 2013. A lei prevê que os municípios invistam 25% do valor arrecadado na educação. Em Novo Gama o investimento foi de 42% em 2013 e os recursos enviados pelo Governo Federal não são suficientes para gerir a educação no município.
O prefeito Everaldo Vidal propôs a criação de uma comissão mista entre professores, membros do sindicato e técnicos representantes dos professores e do governo. O governo colocará a disposição da comissão, todos os relatórios financeiros referentes à secretaria de educação.
“Todas as informações que forem necessárias para o desenvolvimento desta comissão ficarão a disposição dos professores, nossa proposta é abrir todas as contas e mostrar a real situação da educação em nosso município. A educação tem problemas financeiros que vem se arrastando há anos. Em relação à jornada ampliada, ela não foi cancelada, foi suspensa e os professores terão a oportunidade de junto a comissão, identificar qual a quantidade real de escolas poderão ter a jornada ampliada. O que for possível, será realizado”, afirmou o prefeito Everaldo Vidal. (Por: Sandro Gianelli)