Luziânia empossa novos conselheiros tutelares

Os cinco novos conselheiros tutelares de Luziânia foram empossados pelo Executivo durante solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, na última segunda-feira (31). O ato contou com as presenças de representantes do Executivo, de vereadores, da promotora de justiça Janaína Vechia, de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também de familiares dos empossados.

Conselho 1

Os novos conselheiros foram eleitos pela comunidade em votação realizada no dia 23 de março. Ao todo, 14 pessoas se candidataram. Maiko Maier de Matos ficou em primeiro lugar, com 414 votos. Hudson Geraldo Toledo ficou em segundo, com 334 votos. Mariana da Silva Conceição Meireles conseguiu a terceira colocação, com 325 votos. Em quarto lugar, com 251 votos, ficou Edilsa Vieira de Freitas Alves Moraes. Já a quinta colocação ficou para Edinilson da Fonseca Melo, que obteve 219 votos.

O CONSELHO

O Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, e é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

É responsabilidade das Prefeituras a criação e a manutenção de, pelo menos, um Conselho Tutelar em cada município. Pessoas escolhidas pela comunidade formam o Conselho, que tem a função de tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente. O órgão também realiza, constantemente, um trabalho preventivo.

MUDANÇA

Em 2015, as eleições para a função de conselheiro tutelar serão unificadas em todo o Brasil, conforme resolução do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente. A votação para a escolha de novos membros será feita na mesma data, sempre na primeira semana de outubro do ano seguinte à eleição presidencial. (Com informações e imagens da ASCOM da Prefeituar)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *