Lúcia Vânia destaca obras viárias estratégicas para Goiás

A Senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) falou recentemente sobre obras rodoviárias e ferroviárias em execução ou em fase de licitação para o estado de Goiás.  Entre as obras citadas, já estão em fase de concessão a BR-060/BR-153/BR-262, que liga o Distrito Federal a Goiás e a Minas Gerais; a BR-050, que liga Goiás a Minas Gerais, passando por Cristalina (GO), Catalão (GO), Uberaba (MG) e chegando à divisa de Minas e São Paulo; e a BR-040, que também liga o Distrito Federal a Goiás e a Minas, indo de Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG).

Plenário do Senado

Além dessas, a senadora ressaltou que há outras importantes obras para o estado que já tiveram o edital para concessão publicado no Diário Oficial, na semana passada. Um edital compreende a BR-060/BR-364, trecho que liga os estados de Goiás e Mato Grosso, passando por Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Jataí (GO), Santa Rita do Araguaia (GO), e chegando a Rondonópolis (MT); outro edital trata sobre a BR-153, que liga Goiás ao Tocantins, passando por Anápolis (GO), Porangatu (GO) e Palmas (TO); e ainda a BR-364/BR-153/BR-262, que liga Goiás a Minas Gerais por Jataí (GO), São Simão (GO) e Comendador Gomes (MG).

A senadora destacou a importância de cada uma das obras. “Essas obras são estratégicas para infraestrutura e fomento do desenvolvimento regional, pois beneficiam diretamente o agronegócio.”

As ferrovias também tiveram destaque na fala de Lúcia Vânia. Entre as obras citadas, a Ferrovia Norte-Sul já possui o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) concluído, com previsão de inauguração para junho. “Já foram realizados testes nesse trecho, e agora é só entrar em atividade”, explicou.

A senadora ainda ressaltou que a extensão sul da Ferrovia Norte-Sul, que liga Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP) já está com 58% concluída. Já a extensão norte está pronta. “Depois de totalmente concluída, essa ferrovia irá ligar o Porto de Itaqui, no Maranhão, ao Porto de Santos, em São Paulo.”

Lúcia Vânia lembrou ainda das audiências que vem realizando com o ministro dos Transportes, César Borges, para pedir maior celeridade nessas obras. “Alguns desses projetos ficaram parados por mais de 10 anos, e depois que ministro César os assumiu, estão tendo maior agilidade.”

Outra pauta que vem sendo tratada com o ministro dos Transportes, de acordo com Lúcia Vânia, é a obra na FICO, no trecho entre Lucas do Rio Verde (MT) e Água Boa (MT), e na extensão entre Uruaçu (GO) e Campinorte (GO). O projeto já foi desenvolvido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e será desenvolvido por meio de concessão, através do Programa de Investimento em Logística (PIL).

Além disso, a senadora afirmou que vem tentando incluir as obras da BR- 452, no trecho entre Rio Verde (GO) e Itumbiara (GO), no PAC III, e citou os avanços alcançados no que se refere aos financiamentos para a classe produtora através do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *