ODemocrata

Luziânia terá 17 novas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Luziânia iniciou os serviços de terraplanagem para a construção de 17 novas Unidades de Saúde da Família, no município. As atividades começaram no Alto das Caraíbas e se estenderão, nos próximos dias, aos outros bairros contemplados: Jardim Planalto, Setor Aeroporto, Cidade Osfaya, Jardim Brasília Sul, Vila Esperança, Copaíbas, Jardim Luzília, Setor Norte Maravilha, Setor Leste (duas unidades), Parque Estrela D’Alva VII, Jardim Marília, Setor Mandu II, Mansões Recreio Estrela D’Alva VIII, DIAL (Distrito Agroindustrial) e Jardim Zuleika. A meta da Prefeitura é iniciar a construção de todas as unidades já no próximo mês.

Prefeitura inicia serviços de terraplanagem para construção de 17 novas Unidades de Saúde da Família (Foto: Divulgação/ASCOM da prefeitura)
Prefeitura inicia serviços de terraplanagem para construção de 17 novas Unidades de Saúde da Família (Foto: Divulgação/ASCOM da prefeitura)

Serão erguidas 13 unidades de “Porte I” e quatro de “Porte II”, com acessibilidade garantida. As primeiras terão 365,42 metros quadrados de área construída cada e contarão com recepção, um consultório médico, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e um espaço para múltiplas atividades, onde serão realizadas palestras, cursos e reuniões de trabalho. Cada unidade terá uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde.

Já as unidades de porte II terão 470,92 metros quadrados de área construída cada. Haverá recepção, dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios odontológicos, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e também um espaço para múltiplas atividades. Cada equipe será composta por dois médicos; dois enfermeiros; dois técnicos de enfermagem; dois dentistas; dois auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde.

De acordo com Dr. Watherson Roriz, todos os projetos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, mas foram feitas algumas modificações para melhor atender a população. “A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde tiveram o cuidado de adaptar os projetos com espaços mais humanizados e funcionais para que os pacientes sejam melhor acolhidos”, garante o secretário, que complementa explicando que as Unidades de Saúde da Família são uma maneira de tratamento preventivo nos bairros, diminuindo a demanda nos hospitais e na Clínica de Especialidades.

Com a construção das novas unidades de saúde, a área de cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) chegará a 75% da população. Serão formadas mais 21 equipes do programa. Atualmente, 18 atuam no município. (Com informações da ASCOM da Prefeitura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *