ODemocrata

Idoso é preso por dar comida a moradores de rua

Um senhor de 90 anos de idade foi preso e pode ficar na cadeia por até 60 dias por alimentar moradores de rua.

O caso aconteceu em um parque de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, onde uma nova lei proíbe que alguém compartilhe suas refeições com o público.

O idoso Arnold Abbott, que quebrou a nova lei, pode pagar uma multa equivalente a R$ 1250 e ainda ser condenado a passar até dois meses na cadeia. O senhor foi preso, quando distribuía refeições para moradores de rua em um parque.

Ele está sendo acusado juntamente com dois ministros da Igreja Santuário, que semanalmente prepara centenas de refeições para pessoas sem-teto. As pessoas que viram a prisão ficaram indignadas e disseram ser uma “vergonha” a atitude dos policiais.

abEssa lei entrou em vigor na última semana e também pode ser instituída em outras cidades como Seattle, Los Angeles, Phoenix, Dallas e Filadélfia. As novas regras estabelecem que os grupos fiquem pelo menos 500 metros de distância de propriedades e locais com alimentos.

As instituições de caridade tem criticado as regras e alegam que essa será uma forma de fazer limpeza social.

abbO idoso disse que irá processar o município e continuar seu trabalho de caridade. Em 1999 ele venceu uma causa parecida, quando foi impedido de alimentar os sem-teto na praia. Na ocasião, o tribunal decidiu que a lei era contra a Constituição.

Abbott falou sobre a abordagem: “Um dos policiais se aproximou e disse: “Largue esse prato agora”, como se eu estivesse carregando uma arma”.

O idoso fundou o ‘Love Thy Neighbour’ em memória de sua falecida esposa Maureen, para continuar o trabalho humanitário que os dois faziam, realizando regularmente a partilha de alimentos no Holiday Park e na praia de Fort Lauderdale.

(fonte:Diário da Manhã – Ludmilla Moreira) edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *