Superbactéria apavora cidades de Brasília e Entorno
A Secretaria de Saúde já registrou contaminação por superbactérias em quatro unidades de desde o início do ano: hospitais regionais de Taguatinga, Guará e Santa Maria, além da UPA de Sobradinho. Ao todo, 35 pessoas apresentaram micro-organismos do tipo. Representantes da Secretaria de Saúde e técnicos da Anvisa se reúnem nesta sexta-feira (5) para avaliar as ocorrências.
A última ocorrência é de uma mulher de 83 anos. Infectada com a bactéria multirresistente KPC, ela foi transferida da UPA para o Hospital Regional de Sobradinho nesta quinta. Segundo o filho, João Francisco Martins, a idosa foi internada há duas semanas com quadro de pneumonia e contraiu a nova infecção no hospital.
Ele afirma que o antibiótico que a mãe estava tomando para combater a pneumonia acabou durante o tratamento e foi substituído. A informação é confirmada por um receituário do próprio hospital, do último dia 29, que aponta mudança nos remédios após cinco dias de internação. Em nota enviada à TV Globo, a Secretaria de Saúde confirmou a contaminação por KPC e disse que a paciente não precisa de tratamento intensivo.
O subsecretário de Atenção à Saúde, José Tadeu Palmieri, afirmou que vai reforçar medidas de prevenção nos hospitais, como lavar as mãos e usar uniformes adequados. Imagens feitas por um leitor mostraram que, por falta de aventais, servidores usaram sacos de lixo verdes para atender pacientes no Hospital Regional de Santa Maria – uma das unidades com casos de superbactérias.
A secretaria prevê para segunda o anúncio de uma política de controle e prevenção a resistência de bactérias.