Projeto do Governo Lucimar proporciona maior produção com menos recursos

Uma iniciativa original em Valparaíso de Goiás tem contribuído para a redução do impacto ambiental e o desenvolvimento sustentável. É o projeto Horta do Futuro, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar. A proposta visa à economia de recursos naturais como água e também de insumos. Por outro lado, a ideia é produzir mais em menos espaço.

A horta tem o formato vertical. As hortaliças são dispostas em prateleiras. (Fotos: Fernanda Silva)
A horta tem o formato vertical. As hortaliças são dispostas em prateleiras. (Fotos: Fernanda Silva)

A horta tem o formato vertical. As hortaliças são dispostas em prateleiras. Algumas são plantadas em garrafas pet. Essa opção serve como forma de reciclagem e preservação do meio ambiente. A alternativa permite que a água usada na plantação que fica na parte superior seja aproveitada nas plantas que estão nas partes inferiores da estante. Parte do adubo usado na horta vem da decomposição das folhas.

De acordo com o Diretor de Agricultura e responsável pelo projeto, Joaquim Tavares de Moura, o planejamento principal baseou-se no uso racional da água. Mas, não é só isso. Segundo ele, o Horta do Futuro também pretende dar bom exemplo a comunidade já que são aproveitados materiais que normalmente são transformados em entulhos.

Na horta são plantados alface, chuchu, rúcula, cebolinha, alho poró, salsa e couve. Na mesma área destinada à Secretaria de Meio Ambiente, foi construído um viveiro no qual são cultivadas várias espécies de plantas como arueira, cedro, ipê, imbaúba e palmeirinha ornamental.

Quem quiser contribuir com doações de plantas e sementes para o viveiro pode entrar em contato pelo telefone 3627-4076. Caso os doadores não possam levar as mudas até a Secretaria, é disponibilizada uma condução para recolher as contribuições, desde que haja uma quantidade mínima de 10 plantas. (Por: Francisco Gomes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *