ODemocrata

Delator da Odebrecht já foi homenageado por governo

De homenageado a delator. Antes da delação premiada em que relata pagamento de propina a senadores, ministros, governadores e ao presidente da República, Michel Temer, o ex-vice presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, recebeu uma importante honraria de um dos nomes que citou em depoimento a Lava Jato. Em 2012, Melo Filho foi homenageado com a medalha do Mérito Legislativo, por indicação do atual ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE).

Na época, o pernambucano era líder do PSDB na Câmara dos Deputados e justificou a honraria afirmando o delator seria responsável pela projeção da Odebrecht no exterior. A solenidade, conforme publicado na Folha de S.Paulo, teria acontecido no Salão Negro do Congresso.

Na delação, não há referência de repasse de propina ao ministro, que foi citado por Melo Filho como alguém com quem tinha amizade. O tucano também não tinha apelido na empreiteira, como a maioria dos delatados. O nome de Bruno Araújo foi citado como o de alguém a quem o empresário Marcelo Odebrecht gostaria de dispensar uma atenção especial.

Citado na delação, o presidente Michel Temer convocou uma reunião de urgência no Palácio do Jaburu com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, entre outros ministros para discutir o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *