ODemocrata

Reforma completa do antigo Cine Itapuã está mais perto de sair do papel

Na manhã desta segunda-feira (24/4), a administradora regional do Gama/DF, Joseane Feitosa, participou de reunião na Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), para tratar sobre o andamento da revitalização do antigo Cine Itapuã, importante ponto de convergência do movimento cultural da cidade. Em breve, o espaço voltará a funcionar como centro multicultural.

Recentemente, o espaço passou por reformas técnicas e estruturais. De acordo com o secretário da Secec, Bartolomeu Rodrigues, foi o pontapé inicial para o início das obras. “Já concluímos toda a parte técnica e resolvemos os problemas de engenharia. Estamos aguardando, agora, as liberações a respeito da delimitação correta do terreno. Podemos dizer, com alegria, que estamos a um passo de iniciar a tão esperada reforma do Cine Itapuã”, comentou.

O Itapuã foi transferido para a administração da Secec em agosto de 2021. A pasta iniciou a obra, com serviços de manutenção do telhado, impermeabilização de todas as paredes e pintura da fachada frontal da edificação. Segundo o subsecretário de Administração Geral (Suag/Secec), Tiago Gonçalves, o projeto aguarda apenas a análise de algumas incompatibilidades a respeito do terreno. Logo após, o termo de referência será finalizado para início das obras”, informou.

A notícia da tão sonhada recuperação do Centro Cultural Itapuã reaviva a memória da administradora Joseane Feitosa, que sonha com a reativação do espaço. “O Itapuã carrega consigo um baú repleto de memórias afetivas dos moradores. Muitos casais se conheceram naquele local. Para alguns, foi a primeira vez que puderam entrar num cinema. Portanto, estamos batalhando para conseguir destravar essa obra tão esperada por todos”, disse a administradora.

História na tela

Primo-irmão do Cine Brasília, o Itapuã foi inaugurado em 28 de março de 1961, e gerenciado pela empresa de cinema paulista Paulo de Sá Pinto. Projetado pelo engenheiro Ciro Loddo, o local foi considerado o segundo maior cinema de Brasília. Comprado por um grupo de lojistas da cidade, o local foi doado ao Governo do Distrito Federal (GDF) ainda na década de 1990, mas só foi oficializada a carga patrimonial em 2012, quando o cinema se encontrava fechado e degradado desde 2005. Após esse período, houve tentativas frustradas de gestões anteriores de revitalizá-lo, com audiências públicas que não se concretizaram.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata , acesse📰noticias variadas do📍Distrito Federal entorno de Brasília, Brasil e do 🌎mundo e deixe seu comentário🗣
✅ANUNCIE CONOSCO🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *