24 de setembro de 2023

GoiásFomento subsidia construção de aeronave inédita construída em Goiânia

Com espaço para acomodar dois passageiros e um terceiro assento que suporta uma pessoa de até 50 quilos e 1,60 metro, a aeronave foi fabricada pelos engenheiros aeronáuticos Luciano Ribeiro de Castro e Celso Faria de Souza, e pelo piloto de jatos executivos, Klézio Gomes Marinho Matos.

O aeroplano promete ser destaque na Aviation XP Centro-Oeste, feira de aviação que acontece nesta quinta-feira (29/06), no Aeroporto Santa Genoveva, no terminal de cargas.

MAIOR MANOBRABILIDADE E FÁCIL PILOTAGEM

O projeto finalizado no Aeródromo Brigadeiro Mário Eppinghaus, na Vila Mutirão, permite maior manobrabilidade e fácil pilotagem. O Fits F2 voa a 200 quilômetros por hora, tem autonomia de até 10 horas e o custo da hora de voo é em média de R$ 150.

O avião possui paraquedas balístico, o que permite o pouso da aeronave em segurança mesmo com pane elétrica, além de painel moderno e minimalista.

A aeronave deverá ser o primeiro avião de dois lugares a ter seu projeto aprovado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a edição da Resolução 686/2022, que visa simplificar, fomentar e modernizar o segmento aeronáutico no Brasil.

“O Fits F2 já contará com algumas novidades permitidas dentro da nova legislação, como o Peso Máximo de Decolagem (PMD), que antes era de 600 quilos e agora é de 700 quilos, além da motorização elétrica, que será incorporada nos próximos anos”, explica Luciano.

FACILIDADE E RAPIDES EM DESLOCAMENTOS

Segundo os criadores, o avião tem o objetivo de atender cidades que necessitam de deslocamentos frequentes mas que não são atendidas por linhas aéreas.

“O aeroplano atenderá o empresário que possui filiais em diferentes cidades, assim como o homem do campo que se desloca da fazenda para a cidade, dentre outras possibilidades”, destaca Klezio.

LINHA INOVACRED

Para concluir o projeto, os sócios obtiveram financiamento por meio da GoiásFomento no valor de R$ 385 mil, da linha de crédito Inovacred, que faz parte do Programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública Finep, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Conforme o presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo, como agente fomentador do desenvolvimento de negócios em Goiás, a instituição financeira, em parceria com a Finep, financia projetos inovadores para micro, pequenas e médias empresas que buscam aperfeiçoar a tecnologia existente.

“Entendemos que a inovação é o caminho para aumentar a competitividade e garantir novos empregos”, declarou.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata, acesse

📰 Noticias locais do📍Distrito Federal entorno de Brasília, Brasil e do 🌎mundo.

✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽

PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Agência Cora Coralina Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *