ODemocrata

Policiais e bombeiros do DF conquistam 369 medalhas nos Jogos Mundiais

Equipe de Lutas da PMDF se prepara para representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Polícias e Bombeiros 2023

Atletas da PMDF saem vitoriosos dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

Policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal conquistaram, juntos, 369 medalhas no World Police & Fire Games 2023, os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, realizados no Canadá. São 147 de ouro, 118 de prata e 104 de bronze.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é a corporação com o maior número de medalhas: 54 de ouro, 56 de prata e 46 de bronze. Os policiais civis deram um show no atletismo, modalidade em que foram campeões de 26 provas.

Delegada da PCDF, Márcia Margarete Pessanha (à direita) conquistou nove medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros 2023, realizado no Canadá.

Os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) venceram 124 vezes e levaram 51 medalhas de ouro, 35 de prata e 38 de bronze.

Com mais de uma centena de prêmios, os bombeiros distritais provaram que estão cada vez mais preparados fisicamente e superaram o resultado do World Police and Fire Games 2022, realizado na Holanda.

Um dos vencedores é o 2º sargento do CBMDF Diego Santana (foto em destaque), vitorioso no judô. Após conquistar o primeiro lugar na disputa, o atleta e servidor declarou que está com a sensação de dever cumprido. “O caminho é árduo, mas a recompensa é boa. Gratidão”, escreveu, nas redes sociais.

Um dos destaques é a delegada Márcia Margarete Pessanha, que ganhou nove medalhas de ouro e uma de prata em diferentes modalidades do atletismo. Atualmente, a delegada está lotada na Corregedoria-Geral de Polícia, da PCDF.

Delegada da PCDF Márcia Margarete Pessanha vence Jogos Mundiais

Delegada da PCDF, Márcia Margarete Pessanha (à direita) conquistou nove medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros 2023, realizado no Canadá Reprodução/Instagram

Equipe de Lutas da PMDF se prepara para representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Polícias e Bombeiros 2023

A equipe de lutas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está se preparando para representar o Brasil nos World Police and Fire Games 2023 (WPFG), que acontecerão em Winnipeg, no Canadá. Com modalidades como judô, jiu-jitsu e karatê, os atletas policiais têm um histórico de excelentes resultados, trazendo sempre um grande número de medalhas para a corporação.

A PMDF estreou na competição no ano de 2005 em Quebec, no Canadá, e o representante da corporação foi o Tenente-Coronel Nafêz. Sua participação se deu após um convite da Federação do WPFG de San Diego, nos Estados Unidos, direcionado ao Comandante-Geral da PMDF da época, Coronel Azevedo. Os canadenses queriam que a PMDF fosse representada nos jogos por Nafêz, pois o oficial vinha se destacando no judô nacional.

O Coronel Azevedo decidiu autorizar a participação do atleta, mas o fez prometer que voltaria com o título. Promessa cumprida e o primeiro atleta da PMDF a participar do WPFG sagrou-se campeão.

Desde então, a PMDF tem investido em outras modalidades de luta, contando sempre com atletas policiais que conciliam o serviço policial com a rotina extenuante de atleta de alto rendimento. Novos nomes já despontaram desde a primeira participação da PMDF no evento. Entre eles podemos citar os sargentos Ricardo Amaro no judô e os sargentos Bernardo no jiu-jitsu, que já colecionam títulos nacionais e internacionais.

O sargento Bernardo, que trabalha na Rotam, coleciona uma grande quantidade de títulos nacionais e internacionais. Só para citar alguns, o policial já foi campeão, brasileiro, sul-americano e mundial de Jiu-jítsu. Competindo pela PMDF ele venceu o WFPG nas edições de 2015, 2017 venceu lutando jiu-jítu na modalidade submission (jiu Jitsu sem kimono). No ano de 2019 ele ficou em segundo lugar nas modalidades com e sem kimono depois de sofrer uma grave lesão na final. No ano de 2022, Bernardo voltou a ser campeão nas duas modalidades.

O atleta se prepara para novas conquistas este ano e conta com maior apoio da corporação. “O apoio do comando da Corporação é muito maior este ano. Além disso, há um maior envolvimento dos atletas policias e hoje contamos com uma equipe permanente jiu-jitsu para os jogos, coordenada pelo major Broocke, com treinamentos semanais no Batalhão da Rotam” Ressaltou Bernardo.

Bernardo também reconhecido por um dos idealizadores do projeto social da Rotam que promove aulas de jiu-jítsu para jovens na Cidade Estrutural.

O sargento Ricardo Amaro é outro nome forte das equipes de luta da PMDF. O policial coordena os treinos da equipe de judô para os jogos.

Amaro foi o segundo atleta da corporação a participar do WPFG no ano de 2009 vencendo a competição daquele ano. Além deste título, o policial acumula vários outros ao longo da carreira. Entre ele merece destaque o tricampeonato brasileiro, o ibero-americano de 2010, em 2012 foi campeão europeu de policiais e bombeiros, em 2016 foi campeão latino americano. Já como veterano ele foi campeão sulamericano em 2010.

A equipe de judô vem mantendo uma rotina intensa de treinamento e competições. Os atletas participaram de todas as etapas do campeonato brasiliense de judô deste ano, promovido pela Federação Brasiliense de Judô, conquistando várias medalhas.

“Pretendemos estar bem preparados para os jogos do WPFG de Winnipeg no Canadá. E para isso buscamos conciliar nossos treinos com a rotina de trabalho servindo a comunidade. Esperamos trazer bons resultados para a PMDF engrandecendo o nome da corporação que tanto amo e sinto orgulho de representar.” Disse o sargento Ricardo Amaro.

A outra arte marcial que conta com atletas da PMDF empenhados em trazer medalhas no WPFG 2023 é o Karatê. Na equipe se destacam os sargentos Adriano e Arthur Coelho que intensificaram os treinamentos em 2023 para o torneio.

Os atletas vêm recebendo apoio da Federação Candanga de Karatê treinado com lutadores da Seleção do Distrito Federal e também da Seleção Brasileira.

Para complementar a preparação, os policiais participam de competições regionais, nacionais e internacionais. Eles alcançaram resultados expressivos o que demostra que estão na direção certa para representarem bem a PMDF no WPFG.

A expectativa é que os atletas da PMDF consigam ultrapassar o número de medalhas conquistadas na edição anterior dos jogos. A participação da corporação no WPFG 2023 reforça a importância da prática esportiva para a saúde e qualidade de vida dos policiais, além de mostrar a excelência da corporação em diferentes áreas de atuação.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *