Proprietária conta como aconteceu o “milagre” da casa que viralizou ao sobreviver aos incêndios no Havaí

Telhado de metal e barreira de pedras ao redor do imóvel ajudaram a protegê-lo do fogo que dizimou a cidade de Maui

A proprietária da casa de telhado vermelho que se tornou viral por sobreviver aos incêndios devastadores que atingiram o Havaí revelou os detalhes construtivos que fizeram o imóvel permanecer intacto enquanto os seus vizinhos viraram pó.

As imagens da casa intocada no bairro residencial de West Maui, na cidade histórica de Lahaina, avaliada em U$ 4 milhões (cerca de R$ 19,9 milhões), segundo o Daily Mail, tomaram as redes sociais e foram atribuídas a um verdadeiro “milagre”. Mas Dora Atwater Millikin, que comprou o imóvel centenário há apenas 3 anos, acredita que há razões para ele ter sido poupado.

“É uma casa 100% de madeira, então não é à prova de fogo ou algo assim. Adoramos construções antigas, então queríamos apenas homenagear a casa. E não a mudamos de forma alguma – apenas a restauramos”, disse ao jornal Los Angeles Times.

Na reforma, ela conta ter substituído a antiga cobertura de telhas por um telhado de metal, o que pode ter ajudado a residência a sobreviver. Durante o incêndio, toras de madeira voavam pelos ares com os ventos fortes, atingindo os telhados e causando o fogo.

“Eles batiam nos telhados das pessoas e, se fosse de telha, pegava fogo. Caso contrário, eles cairiam do telhado e incendiariam a folhagem ao redor da casa”, contou à publicação.

Dora e o marido também cobriram o chão com pedras até a bem próxima à casa e cortaram as folhagens que ficavam perto das paredes externas.

“Se arbustos, especialmente os inflamáveis, estiverem bem ao lado da casa e as brasas os incendiarem, o calor pode estourar a janela e entrar a partir daí”, explicou Susie Kocher, consultora florestal da Universidade da Califórnia, ao Los Angeles Times.

A casa de telhado vermelho pode ter, ainda, se beneficiado por não estar muito perto das propriedades vizinhas, sendo cercada pelo mar, por uma estrada e por um terreno baldio. “As pessoas geralmente pensam que é uma grande parede de chamas que está incendiando as casas, mas muitas vezes o mecanismo são brasas”, disse ao jornal.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Monet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *