ODemocrata

Você sabia que o Cras Lunabel e Pedregal realiza confecções de carteirinhas gratuitas

As pessoas interessadas devem procurar o CRAS Lunabel ou CRAS Pedregal, durante o período matutino, das 08h às 12h, ou vespertino, das 13h às 17h

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, dos bairros Lunabel e Pedregal, estão realizando cadastros para confecção de carteirinhas para Cordão do Girassol, Passe Livre Municipal, Carteirinha do Autista e Carteira do Idoso Interestadual.

Cordão Girassol, nada mais é do que pessoas que possuem deficiência oculta. Ou seja, a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para identificar essas pessoas. Quem tem esse tipo de doença, muitas vezes, é hostilizado por pessoas que suspeitam que elas possam estar tentado tirar vantagem indevida.

Portanto, para facilitar a vida dessas o CRAS está realizando a confecção das Carteirinhas para pessoas com Deficiência Oculta. A pessoa interessada deve procurar o CRAS Lunabel ou Pedregal, portando os seguintes documentos:

• Atestado médico que comprove a doença ou transtorno e;
• Comprovante de residência atualizado.

Autismo (TEA) são transtornos que reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Os sinais de autismo podem ser notados nos primeiros meses do bebê, começando pela dificuldade para interagir socialmente, como por exemplo, manter o contato visual, expressões faciais, gestos, expressar as próprias emoções, mesmo fazer amigos, dentre outras séries de sintomas.

Para essas pessoas, o documentos necessários para adquirir a carteirinha são:
• Formulário para requerimento de beneficiário;
• Declaração da composição e renda familiar (que consta no verso do requerimento) preenchidos e assinados;
• Atestado/relatório médico padrão do passe livre emitido no máximo a 1 ano e;
• 1 foto 3×4 colorida com fundo branco;

Para os Idosos a carteirinha interestadual é uma das formas de comprovação de renda para que a pessoa idosa tenha direito ao transporte interestadual gratuito ou desconto de 50%.
Tem o direito à Carteira da Pessoa Idosa, todas as pessoas entre 60 a 64 anos que tenham renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. Para ter direito, a pessoa idosa deve ter inscrição no Cadastro Único.

Para a locomoção dentro da cidade, o CRAS também realiza confecção de Carteirinhas de Passe Livre Municipal para pessoas com deficiência de todas as idades. Os interessados devem portar os seguintes documentos.
• Xerox do comprovante de residência;
• Xerox RG/CPF;
• Xerox do título de eleitor;
• Laudo médico do especialista e;
• 1 fotos 3×4.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Governo de Novo Gama-GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *