Passageiros do transporte público do DF recebem 195 ônibus novos

Atuação do GDF junto às concessionárias garante renovação constante da frota e ampliação do sistema; primeiros veículos vão beneficiar moradores de oito regiões administrativas

O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF) receberá 195 ônibus novos, dos quais 79 serão destinados ao aumento da frota e 116 vão substituir veículos mais antigos. As primeiras 59 unidades foram entregues nesta quarta-feira (13).

São veículos do tipo básico convencional, com capacidade para 72 passageiros cada. De tecnologia avançada e fabricados de acordo com as normas Euro 6, são movidos a biodiesel e possuem motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar.

“A entrega dos novos ônibus ressalta o compromisso do GDF com a população”, disse o secretário-executivo de Transporte e Mobilidade, Alex Carreiro. Segundo ele, “a renovação da frota promove um transporte público moderno, eficiente e confortável, visando atender às necessidades dos cidadãos em seus deslocamentos, além de melhorar a mobilidade urbana”.

A renovação da frota do transporte público coletivo vem recebendo atenção especial do GDF, com fiscalização da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF). Os novos veículos fazem parte da frota da Viação Pioneira, que opera na área 2 do Distrito Federal. No fim de 2022, a empresa já havia renovado 100% da sua frota, e agora continua adquirindo veículos novos.

Os 59 ônibus que já chegaram foram apresentados no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha e serão cadastrados no sistema para entrar em operação nos próximos dias.

Além dos 59 convencionais, a concessionária adquiriu 61 veículos articulados, 59 do modelo Padron BRT e 16 do tipo Super Padron 15MT.

A frota de 625 ônibus passará para 704 veículos, atendendo a população das regiões do Gama, Santa Maria, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, Lago Sul e Park Way. Segundo o subsecretário de Operações da Semob-DF, Márcio Antônio de Jesus, as linhas que vão receber os novos ônibus ainda estão sendo definidas.

“Os veículos passam por etapas de emplacamento, identificação por adesivos e instalação dos validadores que são interligados ao Sistema de Bilhetagem Automática [SBA]. À medida que são liberados, nós vamos incorporando ao planejamento operacional definido pela secretaria. Os primeiros veículos já serão destinados às linhas que atendem a região de São Sebastião”, explicou.

De acordo com o diretor da Pioneira, Victor Foresti, até maio de 2024, todos os veículos novos estarão em operação. “A ampliação da frota significa a criação de novos postos de trabalho, tanto na operação dos ônibus quanto nas áreas de tecnologia da informação, além de proporcionar a melhoria dos serviços de transporte coletivo para a população”, afirmou.

Os novos ônibus possuem a tecnologia mais avançada da atualidade. O motorista João Ferreira fez questão de mostrar a acessibilidade do veículo. “Os elevadores são mais fáceis de operar, mais silenciosos, possuem travas; e o sistema elétrico é articulado por meio de correias, oferecendo mais segurança e conforto ao passageiro”, detalhou.

“Estamos entregando veículos modernos, com bastante tecnologia embarcada, como circuito de imagem interna, validadores V6, GPS interligado 24 horas por dia, e um sistema de captação de energia fotovoltaica capaz de alimentar as baterias e fazer a manutenção de todo o sistema elétrico do veículo, mesmo quando o ônibus estiver parado nos intervalos das viagens ou nas garagens”, explicou o diretor operacional da Pioneira, Enver Soares.

*Com informações da Semob-DF

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *