Que calor! Inmet registra 35,4°C no Gama neste domingo (12/11)

A capital federal enfrenta onda de calor, que deve continuar até a próxima quarta-feira (15/11), com tempo seco e quente

Imagem colorida de homem se protegendo do sol com o chapéu - Metrópoles

Com alerta vermelho de grande perigo em razão da onda de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 35,4°C, na estação do Gama, na tarde deste domingo (12/11).

Segundo o instituto, a previsão é de que o tempo seco e quente continue até quarta-feira (15/11), apresentando possibilidade de chuva nos dias seguintes.

Imagem colorida de pessoas se protegendo do sol com o guarda-chuva - Metrópoles

Mesmo com o calorão, o Distrito Federal ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. Até agora, o recorde de 2023 é de 36,7°C, em 24 de setembro.

A máxima histórica é de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

Onda de calor

O Inmet emitiu, na sexta-feira (10/11), alerta vermelho de grande perigo devido a uma onda de calor que atinge o país. O fenômeno ocorre em pelo menos seis estados, além do Distrito Federal.

O aviso vale até a próxima quarta-feira (15/11), às 23h59. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5°C acima da média por período maior do que cinco dias.

Há também, para este domingo (12/11), alerta laranja de perigo, em virtude da baixa umidade relativa do ar. O aviso meteorológico é usado para indicar umidade entre 12% e 20%.

A onda de calor intenso é ocasionada pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar.

Durante esse período, a população pode sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz. As altas temperaturas e a baixa umidade oferecem alto risco à saúde; por isso, é importante manter-se hidratado — com atenção especial para crianças, idosos e animais.

Confira a lista de unidades da Federação em alerta vermelho:

  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Rondônia;
  • São Paulo.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *