Renato Cariani: como era o esquema de fabricação de crack e cocaína

Alvos da Operação Hinsberg, deflagrada nesta terça-feira (12/12), são suspeitos de desviar 12 toneladas de produtos químicos

oto colorida do influenciador Renato Cariani, alvo de operação da PF - Metrópoles

Investigada pela Polícia Federal (PF), a empresa Anidrol, indústria química na região da Grande São Paulo, tem como sócio o influenciador fitness Renato Cariani, 47 anos. A corporação informou que os alvos da Operação Hinsberg, deflagrada na manhã desta terça-feira (12/12), são suspeitos de desviar 12 toneladas de produtos químicos para produção de crack e cocaína.

As apurações revelaram que o esquema envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo, por meio de “laranjas” — que faziam depósitos em espécie como se fossem funcionários de grandes multinacionais — e vítimas que figuraram como compradoras.

A PF identificou 60 transações dissimuladas e vinculadas à atuação da organização criminosa, que totalizaram em cerca de 12 toneladas de produtos químicos — fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. A combinação corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

Além disso, os envolvidos teriam usado diversas metodologias, segundo as investigações, para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, com uso de pessoas interpostas e empresas fictícias.

Mais de 70 policiais federais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, em endereços de São Paulo, de Minas Gerais e do Paraná.

Perfil

Renato Cariani é um dos mais importantes influenciadores fitness do país. Ele coleciona mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube. Investigadores da PF cumpriram mandados de busca e apreensão na casa e nas empresas dele.

O influenciador e educador físico ganhou as redes sociais ao dar dicas de emagrecimento e fazer projetos fitness com atletas e personalidades da televisão brasileira, como Danilo Gentilli e MC Daniel.

Tráfico de drogas

Formado em química, Cariani diz que sofreu bullying na adolescência e decidiu dedicar a vida à atividade física. Em 2020, o influenciador digital chegou a ganhar prêmios em modalidades do fisiculturismo.

Tráfico

Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro. Juntas, as penas podem passar dos 35 anos de reclusão.

O nome da operação faz alusão a Oscar Hinsberg, químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina — principal insumo desviado por meio do esquema.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *