Números mostram redução significativa dos índices de criminalidade no Entorno

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás divulgou dados que comprovam a queda relevante de crimes violentos em toda a região. As prefeituras, por sua vez, comentam quais ações têm tomado para garantir a segurança da população

No dia 10 de janeiro, o Governo de Goiás havia divulgado dados estatísticos que mostravam diminuição relevante da criminalidade em todo o estado. Tal realidade também se refletiu no Entorno do Distrito Federal, como mostram os números informados hoje pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) ao Jornal Opção Entorno.

O número de roubo em residências, por exemplo, caiu 38,20% em 2023 em relação a 2022; já o roubo em comércio teve redução de 29,60%, enquanto o latrocínio diminuiu 83,30% (confira, ao final da matéria, os dados completos).

O balanço apresentado utiliza informações do Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, o qual diz em nota que “o demonstrativo está sujeito a variações, conforme o andamento das investigações em procedimentos policiais instaurados para a apuração dos fatos, bem como ocorrências registradas após a confecção deste relatório”.

Para o governador Ronaldo Caiado (UB), o Entorno e todo o estado estão se tornando exemplos para o Brasil. “Mesmo vendo o país tomado por facções, crimes e impunidade, ao olhar para Goiás, percebemos que é possível mudar a realidade da segurança pública. E não é um mero discurso”, salienta.

Ronaldo Caiado com o alto comando da Segurança Pública de Goiás (Foto: Romullo Carvalho)

Prefeituras fazem sua parte

O prefeito Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama, acredita que o município, que está entre os principais do Entorno, fez o “dever de casa”, contribuindo para os números satisfatórios na região. Segundo o gestor, houve melhoria na segurança pública por meio de operações frequentes em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias militar e civil. “O município investiu em câmeras de videomonitoramento 24h espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Entregamos 21 portes de arma, 21 pistolas calibre .380 e .40, armas de choque Taser, bafômetros, sinalizadores e lanternas à GCM”, detalha. E complementa: “O governo também realizou a troca de mais de 2 mil lâmpadas de vapor por luminárias de LED. Além disso, a prefeitura possui convênio com a Polícia Militar para o pagamento de horas extras e foi realizado concurso público na cidade, em que foram abertas mais 30 vagas para guardas municipais. No último fim de semana, os candidatos realizaram o teste de aptidão física (TAF)”.

O prefeito Carlinhos do Mangão (centro) com o delegado-geral da PCGO, André Gustavo Ganga; a secretária do Entorno, Caroline Fleury; e delegados da região do Entorno

Já em Luziânia, o prefeito Diego Sorgatto (UB) destaca a parceria da prefeitura com o governo estadual em prol da segurança pública. “Por meio de nosso banco de horas, fortalecemos as ações das forças policiais e hoje temos índices de segurança jamais vistos em nossa cidade”, ressalta. “Vale citar também a chegada da Rotam em Luziânia, uma luta pessoal nossa enquanto eu era deputado estadual. A nossa cidade é a única a contar com esse policiamento de elite fora da capital. Isso ajudou a inibir a violência em toda região do Entorno Sul”.

O secretário Municipal de Segurança Pública, Edinan Lopes Brauna, por sua vez, chama a atenção para a atuação ostensiva e preventiva realizada pelas forças de segurança em parceria com a secretaria, um trabalho conjunto cujo foco é a redução da criminalidade. “Adquirimos viaturas novas e equipamentos, e temos programas integrados de patrulhamento, a exemplo do acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica. Temos também a ronda escolar, que protege nossos alunos, docentes e a comunidade; e o gabinete de gestão integrada, que atua com a GCM, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Defesa Civil. Esta soma de esforços contribui muito, para que os índices sejam satisfatórios”, analisa.

Diego Sorgatto na inauguração após reforma da 1ª DP de Luziânia e Central de Flagrantes

Desarticulando o crime

Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, os bons resultados são reflexo de um trabalho de inteligência e de integração entre as forças de segurança. “Temos de reagir de forma macro, pegar as organizações criminosas, desarticulá-las e, como consequência, os índices criminais vão ser reduzidos”, ensina, acrescentando que o grande investimento de mais de R$ 60 milhões em entrega de armamentos e equipamentos às forças de segurança no estado fortaleceram as estatísticas positivas.

Já o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO), coronel André Henrique Avelar, destaca o aumento do efetivo em Goiás no combate ao crime. “Colocamos mais de 700 policiais militares nas ruas e, por isso, tivemos um resultado satisfatório no final do ano passado, coibindo a prática criminosa nos comércios”, relata. “A partir de março colocaremos mais 500, beneficiando todos os municípios”.

Esse incremento no efetivo também é uma realidade na Polícia Civil de Goiás (PCGO). “A partir de fevereiro, vamos estar com 800 novos policiais civis em exercício, entre delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas, os quais vão servir de reforço não só na capital goiana, como no interior, em várias cidades”, finaliza o delegado-geral da PCGO, André Gustavo Ganga.

ENTORNO DO DF (crimes violentos)*


Homicídios dolosos:

2022: 280

2023: 263

Variação: -6,10%

Homicídio tentado:

2022: 486

2023: 429

Variação: -11,70%


Estupro:

2022: 206

2023: 166

Variação: -19,40%


Latrocínio:

2022: 6

2023: 1

Variação: -83,30%


Roubo a transeunte:

2022: 4.090

2023: 2.833

Variação: -30,70%


Roubo de veículos:

2022: 472

2023: 299

Variação: -36,70%

Roubo em comércio:

2022: 259

2023: 190

Variação: -26,60%


Roubo em residências:

2022: 340

2023: 210

Variação: -38,20%

Roubo de cargas:

2022: 21

2023: 4

Variação: -81%

Roubo a instituição financeira: nenhum caso em Goiás desde 2019.

* Fonte: Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *