Cenário político no Entorno de Brasília: perspectivas para o futuro da região

Alguns municípios como Luziânia, Novo Gama e Planaltina de Goiás, por exemplo, traçam planos estratégicos para a reeleição de seus mandatários

A região do Entorno de Brasília possui maior ligação com a capital federal do que com a própria capital de Goiás. Sendo assim, algumas decisões tomadas no Distrito Federal impactam diretamente nessa região. Por outro lado, em Brasília não terá eleições este ano, e os municípios que a circundam já iniciaram as articulações em torno das sucessões no executivos municipais.

Alguns municípios como Luziânia, Novo Gama e Planaltina de Goiás, por exemplo, traçam planos estratégicos para a reeleição de seus mandatários, Diego Sorgatto (UB), Carlinhos do Mangão (PL) e Delegado Cristiomário (UB), respectivamente. Outros, como Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, tentam emplacar seus sucessores. Há ainda o caso de Águas Lindas de Goiás, que segue indefinido. Não se sabe se o prefeito Dr. Lucas Antonietti (UB) será candidato à reeleição ou se desistirá do pleito, lançando sucessor.

É certo que os políticos – tanto dos municípios que terão reeleição quanto os municípios com sucessão – estão preocupados não apenas com o cenário político eleitoral, mas principalmente com a questão econômica da região. É preciso boa gestão para atrair investimentos, gerar empregos e aumentar a renda, fomentando o desenvolvimento econômico. Neste sentido, a sucessão ou a reeleição de gestores comprometidos com a transferência e a eficiência na administração pública podem gerar oportunidades e atrair investimentos que fortaleçam setores estratégicos.

Por outro lado, instabilidade política gera incertezas e isto afasta os investimentos. De igual modo, a falta de continuidade administrativa pode criar um ambiente desfavorável para novos negócios, causando empecilhos ao crescimento econômico e dificultando a geração de empregos e renda.

Há ainda o prejuízo na implementação de políticas públicas; uma mudança no modelo de gestão pode significar ajustes consideráveis de prioridades e de estratégias. Projetos em andamento podem sofrer reavaliações e ajustes, novas diretrizes podem ser implementadas e tomadas de decisões podem impactar em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

Em suma, a escolha dos gestores municipais do Entorno de Brasília vai muito além do âmbito político-partidário. É uma escolha que moldará o futuro da região, determinando a trajetória econômica e a eficácia na implementação das políticas públicas dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

*Márcio Aguiar é Cientista Político e consultor em comunicação e marketing político.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *