Pesquisadores descobrem muro da era do gelo sob o Mar Báltico

Construção de mais de 10 mil anos teria sido usada para caça de animais e seria um dos mais antigos vestígios de uma obra humana na região

Ilustração colorida sobre muralha da era do gelo no mar Báltico

Pesquisadores anunciaram a descoberta de uma muralha de pedras no Mar Báltico com mais de 10 mil anos e 971 metros de extensão no extremo norte da Alemanha, localizada à altura entre as cidades litorâneas de Rostock e Rerik, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Trata-se, segundo o grupo, dos mais antigos vestígios de uma construção humana na região e de um achado incomparável a nível europeu. A muralha é formada por 1.673 pedras, a maioria pesando menos de 100 kg, e cujo tamanho varia entre uma bola de tênis e uma bola de futebol, empilhadas de forma organizada entre algumas rochas.

Ainda segundo comunicado assinado pelo Instituto Leibniz de Pesquisa Marinha em Warnemünde, pela Universidade de Rostock e pela Universidade Christian-Albrechts em Kiel, instituições responsáveis pela descoberta, a obra tem pouco menos de 1 metro de altura e até 2 metros de profundidade, e está a 21 metros do nível do mar.

A idade do muro não pôde ser determinada com precisão, mas os cientistas afirmaram, em estudo publicado nessa terça-feira (12/2), que havia bosques na região há aproximadamente 9.800 anos.

Dispositivo de caça

Acredita-se que a construção tenha sido feita por humanos que viviam da caça e da coleta. A região ainda não havia sido inundada pelo Mar Báltico naquela época, como explicam os pesquisadores.

Batizada de Muro de Blinker, a obra pode ter servido para encurralar e abater renas próximas a um lago. Técnicas de caça semelhantes são conhecidas em outros lugares, como nos Estados Unidos. Lá, arqueólogos encontraram um muro de pedra em um lago em Michigan, construído para a caça de caribus, uma espécie de cervo.

A estrutura de pedra foi descoberta por acaso em setembro de 2021 durante levantamentos cartográficos. Segundo os cientistas, ela teria desaparecido com a subida do nível do mar após a última era do gelo, há 8.500 anos.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *