ODemocrata

Vacinação contra gripe começa nesta terça-feira (19/3) no DF

Imunizante está disponível para grupos prioritários em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), num total de 125 pontos

A campanha de vacinação contra a influenza no Distrito Federal começou terça-feira (19/3) e segue até o dia 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% da população que integra o grupo prioritário.

Inicialmente, a vacinação é restrita a:

  • pessoas com 60 anos ou mais
  • crianças de 6 meses a 5 anos
  • gestantes
  • puérperas
  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais
  • pessoas com deficiência permanente
  • pessoas em situação de rua
  • trabalhadores com alto índice de exposição, como professores e profissionais da saúde e de transporte coletivo rodoviário

“São grupos que precisam receber a vacina o quanto antes por estarem mais suscetíveis à exposição ao vírus e também são aquelas pessoas com condições clínicas de imunidade rebaixada, como os idosos que costumam ter a imunidade mais comprometida e as crianças que têm um sistema imunológico imaturo”, afirma a gerente da Rede de Frios do DF, Tereza Pereira.

Os imunizantes estão disponíveis nas 125 salas de vacina das unidades básicas de saúde (UBSs). A consulta dos endereços pode ser feita pelo site da Secretaria de Saúde (acesse aqui).

Para tomar a vacina, o cidadão deve comparecer a um local de vacinação com documento de identificação.

Enfermeiro vacina homem

Precaução

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) decidiu se antecipar à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para ter início semana que vem, dia 25. “Começaremos a vacinação com antecedência e com a confiança de que teremos uma forte adesão do público”, declarou a titular da pasta regional, Lucilene Florêncio. Até agora, a SES recebeu do Ministério da Saúde 100,5 mil doses do imunizante.

“A vacina é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza [gripe], possuindo a capacidade de promover imunidade, reduzindo o agravamento da doença e as internações”, salientou Lucilene.

As autoridades de saúde advertem que, diante do surto de dengue no Brasil e com vários casos de covid pelo país, quem estiver com essas doenças ou qualquer outra deve tratar-se delas primeiro, antes de receber a vacina contra a gripe. Tomar o imunizante contra a influenza não é recomendado a pacientes com outros males.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *