Caiado é o governador com melhor avaliação entre os presidenciáveis, com 86%, aponta pesquisa

Gestão foi considerada positiva por 70% e regular para 22%

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 11, aponta que o governador Ronaldo Caiado é o mais bem avaliado entre os cotados para disputar a eleição presidencial em 2026. A pesquisa comparou os governadores de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) é aprovado por 86% dos eleitores goianos e desaprovado por 12%, segundo a pesquisa. Por sua vez, a gestão foi considerada positiva por 70% e regular para 22%. Outros 6% classificaram como negativa. Entre as áreas de atuação do Governo de Goiás, a segurança pública foi a mais bem avaliada, na qual 69% dos entrevistados consideram as ações policiais positivas.

Segundo o levantamento, em Goiás, a educação recebeu uma avaliação positiva de 67% dos eleitores, seguida pela geração de emprego e renda, com 62%. Em quarto lugar está a habitação, com 59%, seguida por infraestrutura e mobilidade, com 55%, e saúde, com 53%. O transporte público foi a área com pior desempenho, com 43% dos eleitores classificando o serviço de forma positiva, enquanto 34% consideraram regular e 23% avaliaram como negativo.

De acordo com a pesquisa, 74% dos eleitores do estado acreditam que Goiás está melhor em relação a outras unidades da federação. Outros 15% afirmaram que está pior, enquanto 10% não responderam. Além disso, 62% dos entrevistados percebem que Goiás está melhorando, 26% acham que está igual e 10% afirmaram que está piorando.

Comparativo

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 11. | Foto: Quaest

Caiado se destaca na aprovação popular quando comparado aos demais governadores cotados para concorrer à Presidência da República em 2026. Em São Paulo, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu a aprovação de 62% dos entrevistados. Outros 29% disseram que desaprovam a gestão Tarcísio, enquanto 9% não souberam ou não responderam.

Já em Minas, o mandato de Romeu Zema (Novo) é aprovado, também, por 62%. A desaprovação do governador mineiro, por sua vez, alcançou 31%. Neste quadro, 7% não souberam ou não responderam.

Mais próximo ao índice de aprovação de Caiado está o governador do Paraná, Ratinho Júnior. O governo paranaense alcançou 79% de aprovação, enquanto a desaprovação ficou em 17%. Entre os entrevistados, 4% não souberam ou não responderam.

Lula

O levantamento mostra a aprovação e a avaliação do governo do presidente Lula (PT) nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. De acordo com a Quaest, o presidente foi pior avaliado em Goiás e Paraná, tendo a gestão considerada negativa por 40% e 41% dos entrevistados, respectivamente. Lula apresentou melhor aprovação entre os paulistas e mineiros, onde é aprovado por 50% e 52% dos entrevistados, respectivamente.

A Genial/Quaest conduziu uma pesquisa entrevistando 1.127 eleitores goianos com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais, utilizando questionários estruturados. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Em Goiás, apenas 32% dos ouvidos consideram a gestão de Lula positiva.

  • Positivo: 32%
  • Regular: 27%
  • Negativo: 40%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

JORNAL OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *