Manga, limão, jaca e mais: veja melhores lugares para colher frutas nas ruas do DF
Professora do DF cria mapa de árvores frutíferas do Parque da Cidade; confira
Para quem mora no Distrito Federal, a reposta provável é “sim”. Isso porque cerca de 970 mil árvores que dão frutos estão espalhadas por Brasília, segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
“Entre as mais comuns estão a mangueira e a jaqueira, que compõem áreas verdes em locais residenciais, avenidas e parques públicos”, diz a Novacap.
As áreas com maior número dessas árvores, nas vias públicas, estão no Plano Piloto. Em vários locais é possível colher manga, limão, jaca e tantas outras frutas a vontade.
Regiões onde mais têm árvores frutíferas em Brasília:
- Parque da Cidade
- Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste e Cruzeiro
- Estrada Parque Dom Bosco, no Lago Sul
👉 As mais de 900 mil árvores representam 35 espécies diferentes. Entre elas, existem árvores que são nativas do Cerrado:
- Araçá
- Baru
- Cagaiteira
- Cajazeira
- Ingá-colar
- Ingá-mirim
- Jatobá-da-mata
- Jatobá-do-cerrado
- Pequizeiro
Plantios ao longo do ano 🌳
Segundo a Novacap, durante o período de seca, há uma equipe responsável pela semeadura e coleta das sementes nos viveiros.
“No entanto, os plantios se iniciam em outubro com a chegada das chuvas e devem finalizar em meados de março, seguindo o cronograma do plano anual de arborização”, diz a Novacap.
Mapa do Parque da Cidade
Mapa de árvores frutíferas do Parque da Cidade — Foto: Divulgação
Em 2018, a professora de gastronomia e pesquisadora Ana Paula Jacques organizou um mapa que mostra onde estão as árvores frutíferas no Parque da Cidade (veja foto acima).
O guia lista dez espécies de frutos, espalhados por áreas diversas do parque. Entre as frutas estão a manga, limão, jatobá e pitanga. 🗺️🥭
Professora do DF cria mapa de árvores frutíferas do Parque da Cidade; confira
Ana Paula Jacques dá aulas de gastronomia e teve ideia durante caminhada. Frequentadores podem ajudar a completar roteiro.
Um pomar orgânico, sem agrotóxicos, a céu aberto e ao alcance das mãos e da vista. A descrição pode parecer fantasia, mas se aplica a um espaço no centro da capital federal: o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na Asa Sul.
A variedade de árvores frutíferas chamou a atenção da professora de gastronomia e pesquisadora Ana Paula Jacques, que costuma usar a pista de caminhada do parque. A descoberta resultou num mapa colaborativo, que indica o local e a época de colheita de cada fruta (veja acima).
O guia lista dez espécies de frutos, espalhados por áreas diversas do Parque da Cidade – do parque Nicolândia às churrasqueias na ponta oposta. As mangueiras, por exemplo, aparecem em diversos pontos da via principal do parque.
A tabela inclui plantas do cerrado, como o pequi e o jatobá, e outras trazidas com a “civilização” – é o caso da manga e do limão-galego, importados da Ásia há alguns séculos.
Confira as plantas mapeadas por Ana Paula Jacques:
- Ingá: dezembro a fevereiro
- Jaca: novembro a dezembro
- Jamelão: novembro a março
- Jatobá: julho a setembro
- Jenipapo: julho a setembro
- Limão: dezembro a abril
- Manga: novembro a dezembro
- Oiti: novembro a março
- Pequi: novembro a janeiro
- Pitanga: julho a janeiro
No mês que vem, por exemplo, já será possível experimentar jatobás, jenipapos e pitangas colhidos diretamente no parque. Para encontrar o local exato, é só identificar a cor da marcação no mapa.
Quem quiser receber o folheto impresso, ou adicionar frutas e indicações ao material, deve entrar em contato com Ana Paula pelo email frutasdoparque@gmail.com. O projeto também está no Instagram (@frutasdoparque).
Variedade ainda maior
As dez espécies listadas pelo projeto são apenas uma amostra do potencial frutífero do Parque da Cidade e das áreas verdes do DF. Em 2016, o governo calculava a existência de 900 mil árvores frutíferas espalhadas pela capital.
Segundo o Departamento de Parques e Jardins da Novacap, responsável pela manutenção dessas áreas públicas, o Parque da Cidade abriga ainda pés de acerola, amora e buriti.
Até as tâmaras do Oriente Médio – consideradas “joias do deserto” e vendidas a preço alto no Brasil – estão disponíveis, de graça, no parque.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️