Veja quando, onde e como observar raro “alinhamento” de sete planetas

O “alinhamento” dos planetas é uma rara e fascinante configuração celeste. Algum destes “alinhamentos” será possíver ver a olho nu

Esta semana será marcada por uma “festa rara” nos céus de todo o Brasil. As aproximações da Lua com os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser observadas em todas as regiões do país. O “alinhamento” dos planetas poderá ser visto a olho nu e deve encantar curiosos e apaixonados pelo universo.


Veja como observar o “alinhamento”

  • Até o anoitecer de 12 de fevereiro de 2025, será possível contemplar quatro dos cinco planetas visíveis a olho nu: Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
  • Além disso, com o uso de telescópios, será possível observar também Urano e Netuno.

De acordo com a Urânia Planetário, entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro, a presença da Lua irá adicionar um charme especial ao evento. Sua proximidade com os planetas, quando vista da Terra, facilitará a identificação desses astros e garantirá fotos espetaculares.

Esse é o tão aguardado “alinhamento” dos planetas e uma rara e fascinante configuração celeste. Veja mais abaixo:


Uma grande reunião de planetas no céu está acontecendo em fevereiro: os observadores do céu terão a oportunidade de ver até sete planetas ao mesmo tempo nos céus da Terra. Até mesmo a Lua se juntará às festividades cósmicas na primeira semana do mês.

Dependendo da data, esse alinhamento atraente inclui quatro ou cinco planetas que podem ser vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Cada planeta é brilhante o suficiente para ser visto mesmo em céus urbanos poluídos pela luz. Eles aparecem como pontos brilhantes de luz, sendo Vênus o mais brilhante e Mercúrio o mais fraco e desafiador.

Embora esses cinco planetas brilhantes sejam os mais fáceis de detectarUrano e Netuno também estão entrando em ação, mas são um pouco mais difíceis de observar. Esses planetas estarão situados entre Júpiter e Vênus no céu a sudoeste. 

Ambos são significativamente mais fracos e, portanto, você precisará de binóculos para vê-los. Eles aparecerão como pontos de luz azul-esverdeados e difusos. Um pequeno telescópio, entretanto, começará a revelar esses gigantes de gelo na borda do sistema solar como pequenos discos. 

Um desfile planetário


Todos os sete planetas e a Lua aparecem enfileirados em uma linha nos céus da Terra porque seguem um caminho conhecido como eclíptica. Para deixar claro, os planetas sempre aparecem ao longo da linha da eclíptica, embora ver quatro ou cinco ao mesmo tempo seja mais incomum e não aconteça todos os anos.

Apesar de todas as alegações da mídia social, não é tão raro ver vários planetas no céu ao mesmo tempo. Embora esse alinhamento planetário seja certamente uma visão impressionante, ele não está batendo nenhum recorde em termos de proximidade entre eles em nosso céu. Um agrupamento mais compacto ocorreu no verão de 2022 no céu antes do amanhecer.

Embora esse desfile de planetas pareça aos nossos olhos estar amontoado no céu noturno, é claro que eles estão espalhados por um vasto abismo de espaço em todo o Sistema Solar, separados uns dos outros por milhões de quilômetros. 

Use a Lua como um guia


Observe a Lua brilhante como um ponto de referência conveniente; ela se posicionará com um planeta diferente de um dia para o outro.

As datas que se destacam incluem a noite de 5 de fevereiro, quando a Lua aponta para o gigante gelado Urano e, em 6 de fevereiro, a Lua se aproxima de Júpiter. Como atração adicional, o par cósmico formará um alinhamento visualmente impressionante com a estrela brilhante de cor laranja Aldebaran. 

feb1-2025

Imagem ilustrativa do céu de 1º de fevereiro de 2025.

A Lua continuará sua marcha pelo céu e se encontrará com Marte em 9 de fevereiro, mas os observadores atentos também perceberão que ela será acompanhada pelas estrelas gêmeas brilhantes da constelação de Gêmeos, Castor e Pólux. Por fim, Mercúrio surgirá do pôr do sol no final do mês, tornando-se mais fácil de ser visto ao se aproximar de Saturno em 24 de fevereiro.

Como ver o alinhamento planetário


Esse evento pode ser vislumbrado pela grande maioria da população mundial, não importa onde você esteja. O conselho mais importante para capturar todos os sete mundos, especialmente Mercúrio na última semana de fevereiro, é obter uma visão clara e desobstruída do horizonte baixo do sudoeste 30 a 45 minutos após o pôr do sol local. 

Faça suas observações agora, pois a festa planetária não vai durar muito. Em meados de março, os planetas começarão a se dispersar, alguns ficando ocultos pelo brilho do sol, enquanto outros entrarão no céu da madrugada. É incrível pensar que, quando olhamos para esses planetas, estamos observando a vasta extensão do nosso Sistema Solar

Cada planeta orbita o Sol a distâncias muito diferentes – Mercúrio fica a cerca de 59 milhões de quilômetros, enquanto Netuno está a imponentes 4,5 bilhões de quilômetros de distância de nossa estrela. No entanto, aqui estão eles, todos visíveis ao mesmo tempo a partir de nossa pequena posição na Terra.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Metrópoles/ National Geographic Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *