SEDE DO CONSELHO TUTELAR DO GAMA É INAUGURADA NO SETOR OESTE
Nesta manhã, foi inaugurada a nova Sede do Conselho Tutelar do Gama I, no antigo Espaço Castelinho, localizado na quadra 12 do Setor Oeste. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades da cidade como o administrador Adauto Rodrigues; o major Paiva, representante do 9º Batalhão (9º BPM); o tenente do Corpo de Bombeiros, Dourado; a diretora do CRE, Rita de Cássia; os conselheiros tutelares da nova unidade: Francisco Roques (Chaguinhas), Fabiana Felizarda da Silva, Ana Maria Soares, Aílton Miranda (licenciado), Vinícius Moraes (suplente) e Daniel Linhares; entre outros.
Por muitos anos, o Espaço Castelinho serviu para a realização de festas, exposições e peças de teatro. Posteriormente, passou a funcionar como bar e lanchonete. Entretanto, nos últimos anos, o local estava abandonado e servindo de abrigo para usuários de drogas. Após receber inúmeras reclamações de moradores a Administração da cidade resolveu trancar as portas do local. Segundo o conselheiro tutelar Francisco Roques, foi elaborada uma lista com os espaços ociosos que havia na região e foram realizadas várias reuniões com o administrador para tratar do assunto. “Nós fizemos uma parceria forte com a Administração do Gama-DF, na figura do Adauto (administrador), e sugerimos o Castelinho. O Adauto nos ajudou muito na realização desse sonho, juntamente com a Secretaria da Criança”, explicou o conselheiro.
De acordo com o administrador, Adauto Rodrigues, o grande objetivo do novo espaço é dar dignidade à criança e à família. “Este local foi cedido à iniciativa privada, mas nós o recuperamos para atender às crianças. Ninguém nasce bandido. Nenhuma criança nasce com uma arma na mão. É preciso dar educação de qualidade, segurança e respeito aos menores”, disse o administrador. O subcomandante do 9º BPM, major Paiva, também elogiou a nova unidade e comentou a respeito da sua importância para a segurança. “Nós iremos oferecer toda segurança necessária para que eles possam realizar um ótimo serviço. Inclusive intensificando a ronda na região”, afirmou.
O novo espaço do Conselho Tutelar Gama I conta com uma estrutura mais adequada, com salas equipadas, espaços reservados, equipamentos de informática. A comunidade do Setor Oeste aprovou e recebeu com satisfação a iniciativa, haja vista que o local estava abandonado e servindo de abrigo aos usuários de drogas, como comentou a moradora Ana Carvalho. “Fiquei muito feliz em saber que esse espaço vai ser utilizado para outros fins. Aqui tinha muito problema. Eu tinha até medo de passar por aqui”, disse a professora. O professor e diretor do Sindicato dos Professores (Regional Gama-DF), Francisco Assis, lembrou dos esforços que tem sido feitos para melhorar o serviço dos conselhos. “Os conselhos tutelares sempre foram carentes de infraestrutura. Até alguns anos atrás eles não tinham a menor condição de trabalho. Hoje eles estão de parabéns pela casa nova que receberam”, elogiou o representante do Sinpro.
(fonte:ADM – Gama)edição de André Silva