Convenções partidárias definem candidatos na região do Entorno
Com as eleições se aproximando, os partidos e candidatos intensificam seus esforços para conquistar o apoio dos eleitores. As convenções partidárias, além de oficializarem as candidaturas, funcionam como um palco para que os políticos apresentem suas propostas e fortaleçam suas bases
Políticos de quatro municípios do Entorno acerca das convenções que já se iniciaram na região e seguem até 5 de agosto, prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Novo Gama, Luziânia, Valparaíso e Padre Bernardo.
Em Novo Gama, as convenções serão realizadas no dia 3 de agosto, quando o atual prefeito, Carlinhos do Mangão (PL), lançará oficialmente sua candidatura à reeleição. Com o slogan “Avança + Novo Gama”, o evento contará com o apoio da chapa composta pelos partidos: União Brasil (UB), PRD25, Progressistas, MDB, PDT, PSB, Avante, PMN e PMB.
Nomes de peso da política goiana deverão estar presentes, incluindo o governador Ronaldo Caiado (UB), o vice-governador Daniel Vilela (MDB), as deputadas federais Magda Mofatto (PRD) e Lêda Borges (PSDB), e o deputado estadual Wilde Cambão (PSD).
Mangão expressou, ao Jornal Opção Entorno, otimismo em relação à convenção do partido. “Nosso objetivo é consolidar e formalizar as nossas chapas de vereadores, definindo os rumos a partir da convenção para a campanha. A expectativa é muito boa; esperamos inúmeros apoiadores, simpatizantes e os nossos pré-candidatos. Vamos lançar uma chapa com mais de 130 pré-candidatos a vereador, coordenando todos os esforços para uma campanha forte e unida”, afirma.
Ele refletiu, também, sobre o crescimento de sua base partidária desde a última eleição: “Em 2020, fui candidato a prefeito e confesso que não tinha metade dos apoios que tenho hoje. Acredito que a avaliação é positiva justamente por conta do trabalho desenvolvido na cidade e dos avanços alcançados nos últimos quatro anos, especialmente no último ano de nossa gestão. É visível o desenvolvimento da cidade em todas as áreas. As pesquisas de opinião pública também refletem isso”.
Projeto de continuidade em Luziânia
Já em Luziânia, o candidato à reeleição, Diego Sorgatto (UB), realiza a convenção partidária no distrito do Jardim Ingá, no dia 4 de agosto. Para Sorgatto, existe confiança na continuidade de seu projeto de governo, ao mencionar a formação de uma ampla coalizão. “O apoio começa na crença a respeito do projeto. E nós montamos uma verdadeira frente ampla em defesa da continuidade desse projeto de mudança, que já avançou e vai seguir avançando ainda mais, agora que estamos com a casa arrumada”, declarou o gestor, à reportagem.
Sorgatto, que conta com o aval de parlamentares como o deputado federal Célio Silveira (MDB) e do deputado estadual Wilde Cambão para se reeleger, destaca ainda o apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel, assim como de outros partidos e nomes importantes. Ele menciona que essas sustentações políticas vieram como reconhecimento ao progresso visível de Luziânia durante o seu mandato, citando programas como o “Mais Asfalto”, o “Tarifa Zero”, o “Opera Luziânia”, além da inauguração de uma maternidade municipal e melhorias significativas nas áreas de saúde e educação.
“Estes apoios estão com a gente, hoje, porque viram como nós, com muita humildade e seriedade, arregaçamos as mangas, enfrentamos os desafios e realizamos esse projeto de mudança que precisa seguir em frente”, finaliza.
Aliança política diversificada em Valparaíso
Em Valparaíso, o cenário antes indefinido agora está mais claro. O atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB), já declarou apoio ao seu ex-secretário de Obras, Marcus Vinicius (MDB). A dúvida agora é sobre quem será o vice na chapa. Os nomes considerados para o posto, todos do União Brasil, são os da ex-secretária de Educação, professora Rudilene Nobre; o presidente da Câmara Municipal de Valparaíso, Alceu Gomes; o empresário Wagner Paixão – conhecido popularmente como Waguinho –; e a vereadora Maria do Monte.
Mossoró destaca a aliança política ampla e diversificada que dá suporte à candidatura de Marcus Vinícius, mencionando o apoio de figuras políticas importantes, como o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e diversos deputados e senadores de diferentes partidos. “Nós vamos realizar a convenção no dia 4, com a participação de nove partidos que declararam apoio ao pré-candidato a prefeito, Marcus Vinícius. O vice será do União Brasil, que tem quatro postulantes ao cargo”, frisa.
Ainda, segundo Mossoró, a escolha do indicado a vice-prefeito será feita na véspera da convenção, refletindo um processo de decisão cuidadoso e estratégico. “Essa composição conta com o apoio do governador Caiado, do vice Daniel Vilela, da deputada Dra. Zeli (UB), do deputado federal Célio Silveira, de Alexandre Baldy (PP), do deputado federal José Nelto (PP), da deputada federal Flávia Morais (PDT), do senador Vanderlan Cardoso (PSD) e do senador Jorge Kajuru (PSB). Conseguimos montar um palanque bem diversificado com as autoridades mais importantes de Goiás e também do DF, incluindo o apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB)”, conclui.
Grandes lideranças em Padre Bernardo
Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Joseleide Lázaro (UB), lançou sua candidatura oficial na convenção realizada no último dia 26. O destaque ficou por conta da presença de personalidades políticas e grandes lideranças, como o ex-deputado federal José Tatico e o deputado federal Hildo do Candango (Republicanos), além dos deputados estaduais André do Premium (Avante), Anderson Teodoro (Avante) e Wilde Cambão, e o ex-prefeito Cyro Melo.
Segundo Joseleide Lázaro, em entrevista ao Jornal Opção Entorno, a composição da chapa de vereadores que forma sua base de apoio para as próximas eleições, é a maior da história do município, com mais de 60 candidatos. “Estamos otimistas, pois há um desejo de continuidade de nossa gestão por parte da população. O que está funcionando e melhorando, não deve mudar. Nosso objetivo é, em 6 de outubro, ter um número significativo de vereadores eleitos e uma chapa majoritária vitoriosa, para dar prosseguimento ao trabalho iniciado no auge da pandemia, quando assumimos um município desestruturado e endividado”, afirma o agora candidato.
Ele ressalta, ainda, o aval de diversas lideranças à sua candidatura, como o empresário e ex-deputado José Tatico; o deputado federal pelo Distrito Federal, Julio Cesar Ribeiro (Republicanos); o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB); os deputados estaduais Anderson Teodoro, André do Premium e Wilde Cambão; e dois deputados federais por Goiás, Ismael Alexandrino (PSD) e Marussa Boldrin (MDB). “Além disso, foi significativo o apoio de três ex-prefeitos de Padre Bernardo: Cyro Melo, Daniel Tatico e Airton de Godoy”, pontua. “Isso nos honra e nos credencia para iniciar nossa campanha em 16 de agosto com um grupo forte e unido, buscando a vitória”, finaliza.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️