Águas Lindas será cidade-piloto para integração do transporte no Entorno do DF
Projeto entre Goiás, DF e prefeitura prevê terminal de integração e bilhetagem unificada para reduzir tarifas
Águas Lindas de Goiás será a primeira cidade do Entorno do Distrito Federal a receber um projeto-piloto de integração do transporte coletivo. A iniciativa foi definida em reunião realizada nesta terça-feira (15), na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF), com participação de representantes dos governos de Goiás, do Distrito Federal e da prefeitura local.
O projeto prevê a construção de um terminal de integração na entrada da cidade, às margens da BR-070, no entroncamento com a GO-547, além da unificação do sistema de bilhetagem. A medida permitirá a implantação de um modelo de integração tarifária indireta, com divisão automática da arrecadação entre as empresas de ônibus, sem a necessidade de aumento no valor da tarifa.
“O sistema será baseado na unificação da bilhetagem, o que garante o repasse justo aos operadores sem mexer na política de preços para o passageiro”, explicou o secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.
A expectativa é de que a tarifa cobrada dos usuários que se deslocam de Águas Lindas até Brasília — atualmente em R$ 10,85 — possa ser reduzida em até 30% já na fase inicial do projeto. A construção do terminal ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal). “Vamos apoiar tecnicamente a proposta e garantir a estrutura necessária para tirar esse projeto do papel”, afirmou o presidente da Codeal.

Para acelerar a execução, foi criado um grupo reduzido de governança, composto por representantes das três esferas de governo, que terá a missão de conduzir os trabalhos nos próximos 90 dias.
O projeto também servirá como modelo para a criação de um consórcio interfederativo entre Goiás, o Distrito Federal e a União. Segundo a Superintendência do Governo de Goiás, essa iniciativa segue diretriz do governador e será essencial para consolidar um sistema metropolitano de transporte público mais eficiente na região.
“Esse primeiro passo é essencial para estruturar o futuro consórcio interfederativo, que vai demandar mais tempo, mas será definitivo para melhorar o transporte de toda a região”, destacou o secretário do Entorno do DF.
Técnicos dos governos envolvidos e representantes do município participaram do encontro, reforçando o compromisso conjunto com a melhoria da mobilidade para a população do Entorno.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️
