Em Valparaíso servidor é valorizado e respeitado

A prefeita Lucimar Nascimento respeita e valoriza os servidores do município. Na terça-feira (28) foi dada mais uma demonstração de apoio aos trabalhadores: Agentes Comunitários de Saúde e os de Endemias conquistaram gratificação, através do rateio do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), destinado a valorização dos servidores da Saúde e ainda direito ao incentivo de final de ano, uma espécie de 14º salário.

Prefeita Lucimar faz governo participativo (Foto: Bruno Costa)
Prefeita Lucimar faz governo participativo (Foto: Bruno Costa)

O secretário de saúde da cidade, Walter Mattos, esclarece que o PMAQ “é um valor repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, e têm determinadas metas que as equipes têm que realizar”. Mensalmente serão divididos aproximadamente R$ 30 mil com os quase 300 ACS’s e ACE’s, responsáveis por reduzir drasticamente o número de focos do mosquito Aedes em todos os bairros valparaisenses, conforme elogiou o governo de Goiás em carta endereçada à prefeita Lucimar.

“Pela primeira vez na história da nossa cidade o poder Executivo passa a oficializar alguns direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, e como Secretário da Saúde sinto-me honrado. Parabéns Prefeita Lucimar Nascimento por esse grande avanço em prol dessa categoria”, comentou Walter, que atuou como mestre de cerimônia.

Outra vantagem garantida aos agentes pelo governo Lucimar foi o envio ao poder legislativo de um Projeto de Lei que, se aprovado pelos vereadores, tornará o rateio e o incentivo direito garantido. Assim eles ficam protegidos de futuras perseguições.

Não foram só os agentes que receberam noticias boas. Graças aos esforços de muitos, o índice de focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, tive redução significativa.

Em janeiro 1,58% das casas de Valparaíso tinham algum foco do inseto. Em fevereiro o numero caiu para 1,34% e em março aumentou para 1.69%. Depois foi só queda. Abril registrou 1,57% e em maio a vitória quase foi alcançada: apenas 0,53 dos domicílios de todo o município tinham algum foco do Aedes. Os números são governo do Estado.

A cerimonia das boas novas aconteceu no auditório de uma faculdade particular da cidade e estava lotada. A emoção, por diversas vezes, tomou conta do ambiente. Alguns se lembravam do passado. “Agora não somos, mas os andantes do sol: somos profissionais valorizados e respeitados”, resumiu a agente de saúde Luciana.

Vigilância

A Vigilância Sanitária do município foi reforçada pela prefeita Lucimar. O governo doou ao órgão um carro zero quilometro. A secretária de Saúde também reforçará outros setores com novos veículos. A pasta, uma das mais elogiadas do governo local, adquiriu quatro viaturas que devem ser entregues nos próximos dias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *