Pagamento do IPTU começa segunda (12/6)

Com reajuste mínimo de 7,39% e máximo que pode superar os 100%, os brasilienses começam a pagar, na próxima semana, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O cronograma tem início na segunda-feira (12/6) e foi divulgado nesta sexta (9), no Diário Oficial do DF (confira abaixo). De acordo com a Secretaria da Fazenda, o aumento médio do IPTU nas propriedades onde foram constatadas ampliações ficará, em média, 40%.

Mas o aumento do valor do imposto pode variar até mais que o dobro do cobrado em 2016, dependendo do volume de área construída identificada, não declarada ao Fisco. Para verificar quem aumentou a área de casas e residências, o GDF começou a usar imagens aéreas em 2016, conforme o Metrópoles antecipou. O DF tem 944 mil imóveis tributáveis.

O levantamento começou no primeiro semestre. O governo espera aumentar a arrecadação em R$ 140 milhões na comparação com o ano passado. Em 2017, a expectativa é que ultrapasse R$ 900 milhões.

Os contribuintes que querem pagar o IPTU à vista — com desconto de 5% — devem fazê-lo até segunda. Quem atrasa o pagamento em até 30 dias é multado em 5% do valor. O contribuinte também pode ter o nome inscrito na dívida ativa e ser alvo de protesto judicial, ficando sujeito a perder a propriedade.

fonte:

metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *