GDF divulga programa de saúde para Copa das Confederações e do Mundo
Iniciativa é para prevenir e controlar doenças durante eventos esportivos.
Funcionários do Aeroporto JK começam a ser vacinados neste domingo.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou na tarde desta sexta-feira (25) um programa voltado à prevenção e ao controle de doenças durante a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo, em 2014. A iniciativa prevê distribuição de cartilhas, vacinação de trabalhadores e certificados de qualidade a estabelecimentos comerciais.
A primeira medida do programa Saúde Para Todos Copa ocorrerá neste domingo (27), quando funcionários do aeroporto JK serão vacinados contra sarampo, rubéola e febre amarela.
Futuramente, a imunização será estendida para taxistas e trabalhadores dos portos secos, das rodoviárias, rede hoteleira, bares, restaurantes, profissionais de saúde pública, voluntários e imprensa.
De acordo com a secretaria, as três doenças estão sob controle no Brasil. O objetivo da medida é evitar que pessoas não vacinadas contraiam alguma delas ao entrar em contato com turistas de países onde esses vírus estão em circulação.
A Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha, disse que a previsão é receber 196.768 mil estrangeiros e 430.560 brasileiros em Brasília durante os eventos esportivos.
Profissionais serão capacitados para o trabalho na área de saúde. Serão oferecidos cursos de capacitação para 1,5 mil farmacêuticos e 3 mil auxiliares de farmácia. Os cursos serão ministrados em inglês e espanhol.
A Secretaria anunciou que o atendimento dentro do Estádio Nacional de Brasília será feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nenhuma outra empresa será contratada para o trabalho. Segundo a pasta, o Distrito Federal será a única unidade da federação a oferecer o atendimento pelo Samu.
Os selos de certificação para os estabelecimentos comerciais começarão a ser distribuídos pela Vigilância Sanitária após vistorias em hotéis, farmácias, bares e restaurantes. O material terá impressão em inglês para que o turista possa identificar a qualidade dos locais. O programa prevê, ainda, distribuição de uma cartilha com o endereço de todas as unidades de saúde do DF. O material será impresso em português, inglês e espanhol.
Fonte: g1.globo.com