Homem forte de Madagascar entrega o poder a presidente eleito

O homem forte de Madagascar, Andry Rajoelina, transferiu simbolicamente o poder nesta sexta-feira a seu aliado Hery Rajaonarimampianina, vencedor das eleições presidenciais de 20 de dezembro, para colocar fim à crise.

“Desejo sucesso e dou minha bênção”, afirmou Rajoelina, antes de entregar uma grande chave dourada como símbolo do poder ao presidente eleito Rajaonarimampianina, seu ex-ministro das Finanças de 55 anos, que prestará juramento oficialmente no sábado.

Este discurso foi feito no palácio presidencial na presença de membros de alto escalão do país, de representantes das forças de ordem, do corpo diplomático e de convidados dos países vizinhos.

Rajoelina, de 39 anos, que chegou ao poder graças a um golpe de Estado em 2009 e que permaneceu depois como chefe de um regime não eleito de transição, provavelmente continuará sendo um personagem importante na vida política, seja como chefe do governo ou nos bastidores.

Tanto Rajoelina quanto o homem que derrubou, Marc Ravalomanana, não puderam se apresentar às eleições para evitar a violência, então foram representados por seus candidatos.

No entanto, existe uma pequena esperança de que a partida de Rajoelina da presidência coloque fim à crise política e econômica nesta ilha do oceano Índico.

Pelo momento, a comunidade internacional elogiou a transição democrática, mas advertiu que a normalização das relações com Madagascar depende da formação de um novo governo. (Por: AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *