Depois da UPA 24 horas, vem 5 novas UBS’s
Menos de um mês depois de inaugurar a primeira Unidade de Pronto Antedimento 24 horas da cidade, a prefeitura de Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento, autoriza a construção de cinco novas Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa fazem parte do calendário de lançamentos de obras e realizações do governo. Lucimar também determinou a construção de um Centro de Referencia ao Diabético.
Durante o discurso que anunciou a construção da UBS, a prefeita Lucimar Nascimento ressaltou a importância das unidades que atuam na prevenção de doenças junto às famílias da cidade, por meio das ações realizadas pelos os agentes, que trabalham para levar orientação sobre prevenção de doenças e para uma vida saudável dos habitantes do município.
A prefeita Lucimar Nascimento ressaltou ainda os investimentos da prefeitura para garantir que Valparaíso se torne referência no cuidado das pessoas.
“Construir mais de cinco unidades em bairros que há muitos anos não recebiam investimentos é uma grande alegria. Em minhas andanças nesses bairros, percebi que essa era a vontade da população”, declarou a prefeita.
UBS
As UBS estão localizadas nos seguintes locais: Setor de Chácaras Ypiranga, na Etapa C do Valparaíso I, Setor de Chácaras Brasil, Bairro Jardim Oriente e no Valparaíso II. No total, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás já investiu aproximadamente R$ 9 milhões de reais na saúde.
Já as cinco novas UBS serão responsáveis por atender a população nas especialidades de clinica médica, pediatra e ginecologia, além do pessoal técnico e de apoio. A prefeitura recebeu seis UBS na passagem de governo e até o final da atual gestão pretende fechar com 17 unidades.
CRD
O Centro de Referência ao Diabético conta com equipe especializada, composta por médicos endocrinologistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. O encaminhamento dos pacientes é feito por meio de avaliação médica das unidades de saúde de Valparaíso, respeitando protocolo clínico.
Nesse novo espaço, que será inaugurado até julho de 2014, o paciente receberá acompanhamento psicológico e nutricional com consultas individualizadas e apoio em grupo, além de pesagem, verificação da pressão arterial e realização do exame de glicemia capilar (dextro). O Centro oferecerá ainda orientação em saúde aos pacientes e seus familiares por meio de atividades em grupo e discussões sobre a doença.
Participaram da solenidade de assinatura de ordens de início de serviço nesta manhã, a prefeita Lucimar Nascimento, o deputado federal Rubens Otoni, autoridades políticas locais, além de moradores e lideranças dos bairros das regiões de implementação das novas unidades. (Com informações de Wesley Moura. Fotos divulgação/ASCOM )