Churrasco na Esplanada servirá 6 toneladas de peixe assado à população

Cerca de seis toneladas de tambaqui serão oferecidas para a população em um grande churrasco na Esplanada dos Ministérios. Trata-se do primeiro Festival Tambaqui da Amazônia, a ser realizado nesta quarta-feira (07/08/2019), em frente ao Ministério da Agricultura. A distribuição do peixe assado terá início às 12h e será feita em caixas de pizza.
O evento é uma parceria entre o governo de Rondônia (RO), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria Nacional da Pesca e o Governo do Distrito Federal (GDF). O objetivo é promover o consumo do tambaqui junto à população do Distrito Federal.
Segundo o secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, a ideia surgiu de uma “provocação” que ele fez em uma visita aos produtores. “Nosso desafio é comer mais peixe, sobretudo peixe nacional. Comemos merluza argentina, polaca russa e salmão chileno. Mas não comemos os nossos peixes. O tambaqui é um peixe só nosso que tem uma característica importante: é sustentável”, contou. “Então, disse que os produtores teriam de dar um jeito de tornar o produto mais conhecido. Esse churrasco é resultado disso”, prosseguiu.
O peixe veio de Rondônia em um caminhão frigorífico. Serão servidas quatro mil bandas do pescado amazônico, que foi doado pela Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar, Zaltana Pescados e Agrofish). Para participar é preciso doar um quilo de alimento não perecível.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a ideia surgiu do “Churrasco de Tambaqui”, evento realizado há três anos em Ariquemes (RO). Ainda segundo o Ministério, a cadeia produtiva do pescado é um dos pilares de sustentabilidade do agronegócio no estado.