Um dia histórico para Valparaíso de Goiás

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República e a prefeita Lucimar Nascimento  participaram ontem (25) da inauguração de uma estação de metarreciclagem de equipamentos eletrônicos em Valparaíso.  O fato entrou para a história da cidade e também da comunidade da Etapa B.

O projeto é resultado de uma parceria da prefeitura do município com a ONG Programando o Futuro (Fotos: Divulgação)
O projeto é resultado de uma parceria da prefeitura do município com a ONG Programando o Futuro (Fotos: Divulgação)

O projeto é resultado de uma parceria da prefeitura do município com a ONG Programando o Futuro, apoiada pela Fundação Banco do Brasil (FBB), Sebrae e Serpro. O equipamento vai abrir duas frentes de atuação: a capacitação técnica em informática de jovens e adultos e o reuso de computadores e equipamentos de informática aliado à reciclagem e correta destinação do lixo eletrônico.

A estação foi instalada num ginásio de esportes que estava abandonado e tinha sido ocupado por usuários de drogas. O ministro comparou o reaproveitamento do espaço a um “ato de ressurreição”. Ele ressaltou que o lugar que “já foi um local que era da extinção da vida, da droga e do vício, foi convertido num lugar de esperança para milhares de jovens que vão frequentar esse centro e reencontrar sua esperança”. O espaço tem uma estação digital que ofertará cursos de informática à comunidade e um telecentro para o acesso da população aos serviços públicos on-line.

A prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento, afirmou que a meta é dar outra vida para o ginásio abandonado. “Me emocionei muito quando vi este local cheio de computadores”, discursou a prefeita. A parceria com a ONG possibilitou que toda a prefeitura fosse equipada com computadores. A meta da unidade é treinar 900 jovens por ano.

O local revitalizado, antes servia como ponte para usuários de drogas
O local revitalizado, antes servia como ponte para usuários de drogas

A ação de reuso dos computadores está baseada no recondicionamento feito pelos estagiários da estação de metarreciclagem. Esse recondicionamento consiste na limpeza, substituição e/ou acréscimo de componentes para a melhoria de desempenho e instalação de softwares livres. Após passarem por esse processo, os computadores são doados para iniciativas de inclusão digital, bibliotecas, telecentros, governos, laboratórios em escolas públicas, creches, entre outras iniciativas. A cerimônia de inauguração contou com a presença dos deputados federais Rubens Otoni (GO) e Roberto Policarpo (DF) e o presidente da FBB, José Caetano Minchillo.

Metarreciclagem – A capacitação técnica em informática oferecida pela estação de metarreciclagem tem como foco o ingresso do aluno mundo do trabalho e a geração de renda. Cada oficina tem carga horária de 60 horas, com duração aproximadamente de dois meses. São ofertados as oficinas de informática básica, manutenção de computadores, eletrônica, robótica livre e internet e redes sociais. Todos os instrutores são ex-alunos.

Diversas autoridades prestigiaram a histórica solenidade
Diversas autoridades prestigiaram a histórica solenidade

A rede de estações de metarreciclagem é composta por pontos nas cidades de Samambaia (DF), Teresina (PI), São Paulo (SP) e Contagem (MG). Além disso, são reconhecidas como tecnologia social por sua capacidade de inclusão social e melhoria na vida das pessoas. A ONG Programando o Futuro é a entidade gestora das unidades de Samambaia (DF) e de Valparaíso (GO). Desde a sua criação, o programa proporcionou a doação de mais de três mil computadores, beneficiando mais de 200 comunidades em 18 estados brasileiros.

A cada ano, são descartadas cerca de 96 mil toneladas de lixo eletrônico no Brasil. São celulares, computadores, impressoras, aparelhos eletrônicos, geladeiras, teclados, mouses, televisões, entre outros equipamentos. A estação de metarreciclagem atua na logística reversa do lixo eletrônico, a partir da coleta, separação e destinação desses resíduos. No ano passado, suas unidades coletaram  430 toneladas desses resíduos. (Com informações  da Presidência da Republica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *