Ministério da Saúde confirma 5 casos suspeitos de coronavírus no DF

O Ministério da Saúde confirmou, no final da tarde desta quinta-feira (27), cinco casos suspeitos de coronavírus no Distrito Federal. No final da manhã, a Secretaria de Saúde do DF já havia anunciado o mesmo número.
A Secretaria de Saúde também anunciou a criação de um Comitê de Operações Emergênciais (COE) para monitorar casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Segundo o secretário Osnei Okumoto, o objetivo do comitê é “acompanhar os casos que estão sob suspeita e centralizar informações para a divulgação de boletins informativos sobre os exames feitos em pacientes”.
A orientação para os moradores do Distrito Federal é, em caso de gripes fortes, primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“A partir da avaliação, vai ser feita a investigação se ele é um caso suspeito ou não. Se ele estiver bem, pode ficar isolado em casa”, explica o secretário de saúde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/M/h/MBZ8BVQ1uQKN9GyydzNw/mapa-coronavirus-paises-2-.png)
Casos de coronavírus pelo mundo até quinta-feira (27); Dinamarca e Estônia registraram os primeiros casos — Foto: Arte/G1
Veja dicas de prevenção
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
