Brasil e Bolívia negociam ampliação de contrato de compra de gás

Petrobras e YPFB acertaram o início de negociações para a ampliação do contrato de compra de gás natural da Bolívia, que termina em 2019, informou a estatal boliviana.

(Arquivo) Sede da Petrobras no Rio de Janeiro
(Arquivo) Sede da Petrobras no Rio de Janeiro

Os dois países estão ligados por um convênio bilateral que entrou em vigor em 1999 e, atualmente, a Bolívia entrega 31 milhões de metros cúbicos diários (mmcd) de gás natural ao Brasil.

José Alcides Santoro, da Petrobras, e Carlos Villegas, da YPFB, se reuniram na cidade boliviana de Santa Cruz para analisar a relação energética entre Brasil e Bolívia.

“Todo este avanço afirma ainda mais a garantia de fornecimento de gás natural da Bolívia para o Brasil, permitindo o início de conversações para o fornecimento a partir de 2020”, afirmou a YPFB em comunicado enviado à AFP.

As conversações “abrem um horizonte de longo prazo para continuar e aprofundar as relações entre YPFB e Petrobras”, acrescentou a estatal boliviana.

A Bolívia vendeu em 2013 o total de 5,459 bilhões de dólares em gás, sendo cerca de 60% para o Brasil e o restante para a Argentina.

A venda de gás corresponde a mais de 50% do total das exportações da Bolívia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *