Convite à legalidade

Por André Teixeira – A secretaria de Infraestrutura Urbana de Valparaíso de Goiás realiza no sábado (8) seminário sobre regularização fundiária.  Segundo a secretária da pasta, Cynthia Borges, cerca de 40% das terras do município são irregulares. A ideia do governo é criar uma legislação em conjunto com a população. “Queremos convidar às pessoas para a legalidade, sem prejudicar o plano urbanístico”, observa. O encontro acontece no plenário da Câmara de Vereadores, no bairro Jardim Oriente, a partir das 9h.

Seminário - Valp

A reunião, segundo a secretária, é o caminho para a garantia de moradia digna, que inclui “o direito de viver não só em uma casa, mas em uma cidade com infraestrutura”.  Com o evento, o governo pretende estimular a participação dos moradores na administração municipal.  O resultado da reunião será a elaboração de um Projeto de Lei sobre o assunto.

Valparaíso é hoje uma das cidades que mais cresce em todo o país. A urbanização acelerada e desordenada traz prejuízos. Um dos setores problemáticos é o transporte público de passageiros, especialmente o que liga o município goiano a cidades do Distrito Federal como Brasília, Gama, Santa Maria e Taguatinga. Segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), divulgados no final do ano passado, Valparaíso tem 178 mil habitantes, que moram em 64.992 imóveis.

Os moradores estão otimistas com a realização do seminário ‘Sua Casa Precisa. Sua Família Merece’. A empresária Coraci Ferreira, por exemplo, conta que sua intenção é debater as questões ambientais. “Temos que criar mais opções de lazer e ampliar o número de parques ecológicos. Serei a defensora do meio ambiente no seminário”. Nos próximos meses a prefeitura deve inaugurar o primeiro parque com infraestrutura da cidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *