Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho do DF

A Secretaria de Justiça do DF recebe cerca de 80 empresários nesta sexta-feira (16/05) para tratar da inclusão profissional de pessoas com deficiência. O objetivo é ampliar, desenvolver e consolidar a inclusão profissional de segmentos que compõem o percentual majoritário das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A reunião acontece no auditório da Sejus-DF (Estação Rodoferroviária – térreo), às 8h.
O Auditor Fiscal do Trabalho, representante da Superintendência Regional do Trabalho –MTE, João Cortês, e o Secretário de Justiça do DF, Jefferson Ribeiro, participam da reunião.Mercado

Reconhecendo as dificuldades dessas pessoas de conseguir uma colocação no mercado de trabalho,  a  Coordenação de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Corde) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania,  encaminha pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Somente neste ano já foram 628 encaminhamentos.                                                                                                                                                                                                                                             

O secretário de Justiça do DF, Jefferson Ribeiro, explica que a  Corde articula, normatiza e fiscaliza as políticas públicas relativas às pessoas com deficiência. Realiza trabalhos de capacitação e mediação para inserção no mercado de trabalho formal.
As áreas de trabalho oferecidas vão desde Serviços Gerais; Auxiliares Administrativos; Operadores de Telemarketing; Almoxarifes; Auxiliares de Depósito; Operadores de Caixa; Copeiras; Camareiras; Secretárias; Ajudantes de cozinha; Pedreiros; pintores; Auxiliares de Drogaria; Vigilantes; Porteiros; Repositores; Recepcionistas; Marceneiros; Auxiliares de T.I.; Padeiros; Confeiteiros; Técnicos em Protocolo e Técnicos de Contabilidade;

Para participar, o  candidato precisa fazer  o cadastro na Corde,  com  currículo e laudo médico. As empresas interessadas em utilizar o banco de dados da Corde devem entrar em contato e agendar uma visita. Informações pelo telefone  2104-1187 ou pelo e-mail corde.sejus@gmail.com.
Números

Dados do último censo do IBGE revelam que  aproximadamente 500 mil habitantes têm alguma deficiência no Distrito Federal, o que representa 22% da população.
Lei
A Lei 8.231/1991 trata das cotas empresarias para contratação de pessoas com deficiência. O artigo 93 especifica a porcentagem que as empresas devem cumprir: a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:
– até 200 funcionários………………   2%
– de 201 a 500 funcionários……….. 3%
– de 501 a 1000 funcionários……… 4%
– de 1001 em diante funcionários… 5%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *