Leopoldo Bulhões é exemplo de saúde pública

A cidade goiana de Leopoldo Bulhões é exemplo positivo quando o assunto é saúde pública de qualidade. A equipe comandada pelo prefeito Jeffersson Louza conseguiu revolucionar o sistema de atenção básica, que hoje atende com perfeição os moradores das zonas Rural e Urbana. O secretário de saúde da cidade, Reinaldo Benedito Gonçalves, o Reinaldo das Ambulâncias, lembra que o município econimoza em festas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. O último resultado foi a aquisição de uma van executiva para o transporte de pacientes, adquirida com o dinheiro que seria gasto no carnaval.

Leopoldo 34 (5)

A Prefeitura  avança na área da saúde com a reestruturação da rede básica, fazendo vistorias periódicas para gerar melhorias ao atendimento da população, desde a construção de novos postos, até reparos diários nas instalações físicas das unidades.

O governo da cidade inaugurou dia 16 de janeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) – Domingos Carlos de Oliveira, na Vila Mutirão. A nova unidade é um dos orgulhos dos leopoldinense. O espaço foi construído com verbas do governo federal e municipal. O deputado federal Rubens Otoni, um dos parceiros da atual gestão, esteve na entrega do prédio.

Prefeito Jeffersson Adriano Louza, equipe com moradores (Foto: Prefeitura)
Prefeito Jeffersson Adriano Louza, equipe com moradores (Foto: Prefeitura)

A saúde da mulher, da criança e dos idosos também são elogiados. O sistema conta com especialistas em diversas áreas. A cidade ainda tem um centro de cirurgia geral funcionando no Hospital Municipal.

O voluntário da saúde, Henrique das Cirurgias, um dos mais importantes defensores da saúde pública de qualidade de Goiás, lembra que Leopoldo Bulhões realiza um sistema cidadão, voltado aos interesses populares. “O governo de Leopoldo Bulhões trabalha de forma ética e comprometida com as necessidades do povo simples”,  ressalta Henrique.

Leopoldo Bulhões  trava uma verdadeira geurra contra o mosquito  aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. A cidade realiza limpezas e mutirões contra o mosquito. O grande parceiro da preefitura é a comunidade.

Leopoldo 44 (2)

Zona Rural 

Grande parte dos moradores de Leopoldo Bulhões estão na Zona Rural, onde o governo Jeffersson Louza tem trabalho forte. Diversos povoados foram ou estão sendo beneficidos com obras da área de saúde. “Saúde pública de qualidade é a prioridade máxima do nosso governo”, lembra  o secretário.

IBGE

De acordo com levantamento feito pelo Censo Demográfico do IBGE (2000), a população de Leopoldo de Bulhões era de 7.766 de habitantes. O município está localizado na GO-010 à 56km de Goiânia. A cidade possui um clima ameno devido às altas altitudes que variam de 1000 à 1060 metros. Sua área é de 495,02 km².

Imagem da cidade de Leopoldo Bulhões (Foto: Prefeitura da cidade)
Imagem da cidade de Leopoldo Bulhões (Foto: Prefeitura da cidade)

História 

O município de Leopoldo de Bulhões, segundo dados do site da prefeitura da cidade, surgiu de um povoamento que se instalou na margem esquerda do Córrego Pindaíba, devido a construção e passagem da estrada de ferro no local em 1928. Essas terras pertenciam a José Cândido Louza, um dos pioneiros. O povoado passou a ser chamado de Pindaibinha, referência ao córrego que cortava a região e às enormes pindaíbas, árvores existentes na redondeza.

“Em 1931, o local foi elevado à Distrito com o nome de Leopoldo de Bulhões. Este nome foi dado em homenagem ao goiano José Leopoldo de Bulhões Jardim, que há época tinha um grande prestígio no cenário nacional. O vilarejo experimentou um enorme progresso entre os anos de 1928 e 1939, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Goyaz. Durante um certo tempo, a estação de Leopoldo de Bulhões foi a última estação da estrada de ferro, o que se tornou um forte motivo de migração para o local”, destaca o site do governo.

O distrito ganhou sua emancipação política, tornando-se um município autônomo, no dia 2 de setembro de 1948.

Turismo 

Parque Ecológico

Totalmente revitalizado, o parque tornou-se um lugar bastante confortavel, com pista para cooper e um tratamento paisagístico. Hoje, o mesmo é um patrimônio da comunidade de Leopoldo de Bulhões.  São centenas de pessoas que fazem caminhada todos os dias nesta área. O acesso à entrada do Parque foi asfaltada e dentro de poucos dias um trecho de mais ou menos cem metros será totalmente bloqueteado.

Lago Roberto Caetano
Palco de grandes comemorações da cidade e pratica de esportes, o lago de Leopoldo de Bulhões é um cartão postal da cidade, famoso pelos carnavais realizados todos os anos, o que favorece o comércio e contribui para o crescimento da cidade.
Em breve estará totalmente revitalizado, contando com quiosques, banheiros e pista de cooper.

Praça Dom Bosco
Localizada bem no centro da cidade. Possue varios quiosques que atender a população e visitantes com alimentação variada. Alem de ser rodeada por bares, comércios e bancos.

Estação
A Estação de Leopoldo de Bulhões foi inaugurada em 1931. A partir dali a linha seguiu pelo hoje ramal de Anápolis, até essa cidade, em 1935. Somente em 1950 a linha passou a sair dali também para Goiânia e passou a ser esta a continuação da linha-tronco. Dali, portanto, sai o ramal para Anápolis. Para Leopoldo de Bulhões, a presença da estrada de ferro em seu solo é também o resultado de um grande esforço feito por diversos representantes da classe política e intelectual da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *