Pesquisa Veritá: gestão de Marconi tem 51,3% de avaliação “boa” e “ótima”

De acordo com pesquisa do Instituto Veritá realizada entre os dias 28 e 30 de julho, subiu para 51,3% o percentual de entrevistados que avaliam como “boa” e “ótima” a gestão do governador Marconi Perillo (PSDB). Deste total, 42,6% consideram a atual administração como “boa” e 8,7% como “ótima”. 

Governador mantém alta taxa de aprovação e índices positivos sobem 5%
Governador mantém alta taxa de aprovação e índices positivos sobem 5%

Se comparada com a última pesquisa do mesmo instituto, realizada entre os dias 9 e 12 de julho, esta mais recente aponta aumento de 5,1 pontos percentuais no total de “ótimo” e “bom”. À época, o governador tinha 46,2% de avaliações positivas (8,6% de indicador “ótimo” e 38,4% de “bom”).

Já os que consideram a administração “ruim” ou “péssima” tiveram leve oscilação. Na última pesquisa Veritá, o tucano é reprovado por 21,2% dos entrevistados; ante 21,4% que avaliaram mal o governo entre os dias 9 e 12 de julho. O índice está dentro da margem de erro.

Os que consideram a gestão marconista regular somam 27,5%. No levantamento do começo de julho, a porcentagem era de 36,4%. O Instituto Veritá entrevistou 2.203 eleitores em todo o Estado. A margem de erro é de 2,09 pontos percentuais para mais ou para menos.

Governo Federal

A presidente Dilma Rousseff (PT) não tem bons índices de avaliação como os do governador tucano. De acordo com a mesma pesquisa, a petista tem índice de reprovação superior ao de aprovação. A gestão da presidente é mal avaliada por 32,6% dos eleitores goianos (12,9% classificam a administração como “ruim” e outros 19,7% como “péssima”).

Os que consideram a gestão de Dilma como “boa” somam 22,4% e apenas 3,8% a avaliam como “ótima”. Somados estes dois últimos índices, a presidente tem aprovação de 26% dos entrevistados. Outros 41,2% não aprovam e nem desaprovam a gestão atual, considerando o governo federal como “regular”.

Histórico

Nas últimas pesquisas divulgadas no Estado, a gestão do governador Marconi Perillo tem obtido expressivos índices de aprovação. Pesquisa Fortiori publicada no final de julho pelo Jornal Opção mostrou que a gestão dele é bem avaliada por 47% dos entrevistados (sendo 12% de ótimo e 35% de bom). O número é um ponto percentual maior do que o levantamento divulgado em junho. A pesquisa Fortiori mostrou ainda que o desempenho de Marconi à frente da administração estadual foi aprovado por 55% dos eleitores, 2% a mais que em junho. Já o índice de reprovação caiu de 33%, em junho, para 28%, em julho.

Segundo pesquisa do Instituto Serpes, contratada pelo jornal O Popular e divulgada no começo de julho, 41,2% dos eleitores aprovaram o governo do tucano (os índices de “bom” somaram 32,2%; enquanto os de “ótimo”, 9%). A avaliação é 4,4 pontos percentuais superior à registrada na rodada anterior, realizada em outubro do ano passado, e 10,8 pontos acima do levantamento divulgado em julho de 2013, após a eclosão de manifestações por todo o País. De acordo com o Serpes, a administração foi desaprovada por 20% dos goianos (11,9% consideraram a gestão como “péssima” e 8,1% como “ruim”).

O único instituto cujos resultados destoaram quanto à aprovação do governador Marconi Perillo foi o Ibope, cuja pesquisa, realizada entre os dias 29 e 31 de julho, mostrou a administração do tucano aprovada por 34% dos entrevistados. Somando os índices “ruim” ou “péssimo”, o índice foi de 24%. No entanto, o Ibope mostrou que 50% dos entrevistados aprovam a maneira como o governador vem administrando o Estado, contra 38% que a desaprovam.

(Diário da Manhã – Helton Lenine) edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *