TRE vai decidir se Arruda poderá ou não ser candidato a governador nesta 5ª
O MP se manifestou contra a candidatura de Arruda e apontou que ele está inelegível, no DF, até 2034. Já o candidato defende elegibilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) julgará, nesta quinta-feira (3/9), o pedido de registro da candidatura de José Roberto Arruda (PSD) ao cargo de governador do DF.
A Corte Eleitoral deve discutir se a recente mudança na Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada ao caso de Arruda e se há ou não conexão entre as seis ações de improbidade nas quais o ex-governador foi condenado em segunda instância.
Os processos são decorrentes da Operação Caixa de Pandora, que prendeu Arruda quando ele era governador do DF, em 2010.

A Procuradoria Regional Eleitoral no DF impugnou a candidatura e pediu que o TRE-DF indefira o pedido de Arruda para disputar as eleições.
Segundo o procurador Francisco Guilherme Vollstedt Bastos, a inelegibilidade de Arruda vence somente em dezembro de 2030, de forma que ele só poderia concorrer novamente no DF em 2034.
O candidato defende que está elegível em razão de mudanças promovidas pela flexibilização da Lei da Ficha Limpa, sancionada em 2025.
A defesa de Arruda argumentou que as condenações tratam de fatos conexos, de modo que o prazo de inelegibilidade teria começado em 2014 e encerrado em 2026. “Da forma que o MP pretende, seria pena perpétua”, disse o advogado de Arruda, Francisco Emerenciano.
Siga ODEMOCRATA no Instagram/Facebook nos links www.instagram.com/odemocrata____https://www.facebook.com/portalodemocrata
📰 Confira as principais notícias do Distrito Federal, Goiás e do entorno de Brasília, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo 🌎 , com destaque especial para conteúdos regionais 📍 e informações de utilidade pública que impactam o seu dia a dia.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

