Arquicelso Bites quer reforçar agricultura familiar do Entorno
A Secretaria do Entorno do Distrito Federal promoveu hoje, quarta-feira (20.02), na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, em Brasília (DF), uma reunião para discutir as demandas da agricultura familiar nas cidades do DF e Entorno. Na ocasião, apresentou-se o Plano Safra da Pesca 2012-2014 e um exemplo prático e bem-sucedido de pesca e aquicultura.
O encontro encaminhou vários debates importantes para o Entorno, como, licenciamento ambiental, titularização das terras, financiamento da produção e a apresentação, pelo produtor João Batista Peres, do Projeto Pirarucu, de criação do referido peixe em Iporá, Goiás.
Para Arquicelso Bites, “o Governo do Distrito Federal tem todo o interesse de fomentar a agricultura familiar e a pequena produção”, ele ainda desafiou os participantes, “temos que nos organizar para cumprir a cota de 30% de matéria-prima da merenda escolar que a Secretaria de Educação tem que comprar.” Arquicelso se comprometeu em intermediar os conflitos entre o Incra e o Ministério Público de Goiás para ver a melhor maneira de acelerar o licenciamento ambiental no estado e também de ajudar em outros debates para destravar os problemas de produção da região.
Estiveram presentes na reunião representantes do Incra, do Ministério da Pesca e Aquicultura, de federações, associações e movimentos de trabalhadores rurais, bem como o Vereador de Água Fria, Valmir Camilo. (Com informações da ASCOM – Entorno-GDF)