9 de dezembro de 2023

Barack Obama fará discurso no Portão de Brandemburgo de Berlim

O presidente americano, Barack Obama, seguirá os passos de seus antecessores John Kennedy e Ronald Reagan ao pronunciar um discurso no Portão de Brandemburgo, durante uma visita a Berlim em 19 de junho, anunciou a Casa Branca.

Da antiga linha divisória entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, Obama falará aos alemães sobre “os laços duradouros” entre Estados Unidos e Alemanha, assim como sobre a aliança transatlântica, afirmou a presidência em um comunicado.

O discurso de Obama irá ocorrer a quase 50 anos da famosa frase “I’ch bin ein Berliner” (Eu sou um berlinense) de Kennedy durante seu discurso no Rathaus Schoneberg, perto do Portão de Brandemburgo, dois anos após a construção do Muro de Berlim.

O Portão também foi palco de outro momento decisivo da Guerra Fria, quando Reagan disse em junho de 1987 ao líder soviético Mikhail Gorbachev: “derrube este muro”.

Não será a primeira vez que Obama falará aos alemães ao ar livre. Em 2008, durante sua campanha presidencial, se dirigiu a uma multidão de 200 mil pessoas em um importante discurso sobre política externa.

Este discurso foi controverso na época, já que seus opositores nos Estados Unidos acusaram Obama de fazer um discurso do tipo presidencial fora do país, inclusive antes de ser eleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *