Célio, Gilvan e Noleto na lista das surpresas para federal

A sete meses das eleições de 2014, os partidos já se movimentam em busca de formatação das chapas para as eleições proporcionais – deputados federais e deputados estaduais – e a mídia já especulam nomes que podem ser surpresas nas urnas.

federais

Em um momento de manifestações da população nas ruas, com cobranças de renovação nos costumes da política e no comportamento dos políticos, a expectativa é a de que seja alto o índice de renovação para as 17 cadeiras de Goiás à Câmara Federal e para as 41 vagas à Assembleia Legislativa.

 

Investimentos no Entorno chegam a R$ 200 milhões. (Fotos, Divulgação)
O secretário de Entorno do Governo de Goiás, Gilvan Maximo pode ser uma das surpresas para deputado federal milhões. (Fotos, Divulgação)

A população, em seus protestos de rua, cobram dos políticos não só discurso de renovação, mas, fundamentalmente, atitudes e posições que significam uma nova prática no exercício de cargos públicos.

Os poderes constituídos sofrem profundos desgastes junto à população – e o Legislativo não se exclui – pelo fim de práticas nocivas como improbidade administrativa, tráfico de influência, nepotismo, altos salários, enfim, uma série de práticas que avilta aspectos da moralidade, da razoabilidade e do bom comportamento dos representantes do povo.

Há quatro anos, portanto, a população tem a oportunidade de manifestar, através do voto, sua concordância e indignação em relação àqueles que ocupam cargos públicos – governador, senador, deputado federal, prefeito e vereador.

Em 2014, mais uma vez, o eleitorado vai dizer, nas urnas, se concordam ou não com os atuais representantes do povo. Se querem a atual composição dos representantes goianos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Célio Silveira pode ser um dos deputados federais mais bem votados de Goiás. (Foto: Divulgação)
Célio Silveira pode ser um dos deputados federais mais bem votados de Goiás. (Foto: Divulgação)

É frequente, portanto, políticos que se candidatam, se elegem e não conseguem novo mandato, ou seja, ficam no Parlamento apenas um período de quatro anos. O povo desaprova o seu comportamento e não o reelege. É o processo democrático.

A reportagem do Diário da Manhã fez levantamento junto aos presidentes de partidos políticos existentes em Goiás e a formadores de opinião, em busca dos nomes novos dos pretendentes à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa com chances reais de alcançar vitória nas urnas, nas eleições do ano que vem, e com possibilidade de desempenhar uma prática política renovada.

Por estar longe do pleito e pelas dificuldades de se aferir a vontade popular em relação à preferência em relação aos candidatos proporcionais, os dados desta reportagem apenas revela uma tendência, não exatamente o que vai ocorrer nas urnas do ano que vem.

Nas últimas eleições, Goiás contou com 4.219.655 eleitores aptos a votar. Desses, 2.040.355 eram homens e 2.178.817 eram mulheres. Goiânia tinha 850.777 eleitores, o que correspondia a 20,16% do eleitorado goiano. Na Capital, 381.132 eleitores eram homens e 469.645 eram mulheres.

CÂMARA FEDERAL

A principal surpresa do PSDB para as eleições do ano que vem, à Câmara Federal, deverá ser o economista e atual secretário estadual de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci. Os tucanos apostam, também, os empresários Alexandre Baldy (atual secretário estadual de Indústria e Comércio) e Igor Montenegro (Goiás Parcerias) e também no ex-prefeito de Luziânia Célio Silveira e na vereadora goianiense Cristina Lopes.

A principal aposta do PSD, entre os novatos, é o agropecuarista José Mário Schreiner, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Outra surpresa do PSD poderá ser o cartorário Pedro Ludovico Neto, filho do ex-deputado federal Paulo Borges.

No PP, as surpresas poderão ser o apóstolo evangélico Pedro Suitberto, presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Missão no Brasil e Igrejas Filiadas. Os pepistas acreditam também no desempenho do advogado e conselheiro federal da OAB, Reginaldo Martins Costa.

As novidades do PTB para deputado federal é o ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olímpio e o vereador anapolino frei Valdair de Jesus.

O PPS poderá surpreender, nas urnas, com o economista Marcos Abrão Roriz, atual presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

O jovem empreendedor Eduardo Machado é a aposta do PHS, partido que presidente em nível nacional. Atualmente, Eduardo Machado é secretário extraordinário para Eventos do governo Marconi.

O PRB acredita em votação expressiva do empresário Gilvan Máximo na corrida por uma cadeira à Câmara Federal, com apoio orgânico da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele é assessor especial do governador Marconi Perillo.

As surpresas do PMDB deverão ser Daniel Vilela, atual deputado estadual. Daniel é filho do ex-governador e atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o cantor José Rico, da dupla sertaneja “Milionário e José Rico”. Outras novidades do partido: advogado Leon Diniz e o ex-prefeito de Quirinópolis, Gilmar Alves.

A principal surpresa do PT, em 2014, deverá ser o professor Edward Madureira, atual reitor da Universidade Federal de Goiás. Há outras apostas petistas: o jornalista Olavo Noleto, atual subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mauro Rubem, atual deputado estadual e o vereador goianiense Tayrone Di Martino.

O PSB joga suas fichas no ex-governador Alcides Rodrigues e no líder sindical João Domingos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP).

O empresário Silvio Sousa Silva pode ser a novidade do Partido Solidariedade.

O empresário Walter Paulo Santiago é a aposta do PMN.

A empresária Andressa Mendonça, mulher do empresário Carlos Cachoeira, poderá ser a surpresa das eleições, como candidata do PSL à Câmara Federal.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O PSDB acredita em um bom desempenho eleitoral dos novatos do partido para a disputa por vaga de deputado estadual. Entre eles, Thiago Albernaz, atual vereador em Goiânia, empresário Marco Aurélio Palmersrton, o Marquinho do Privê, atual vice-prefeito de Caldas Novas e no médico Gustavo Sebba, filho do prefeito Jardel Sebba (Catalão).

A principal aposta do PSD é o vereador goianiense Virmondes Cruvinel Filho, o mais votado das eleições de 2012. Virmondes é filho do ex-deputado estadual e federal Virmondes Cruvinel, atual conselheiro do TCM e também de Rose Cruvinel, ex-vereadora goianiense e ex-deputada estadual.

O PP espera votações expressivas aos seus novatos, como Abelardo Vaz, ex-prefeito de Inhumas; Cilene Guimarães, ex-deputada; Pedro Canedo, ex-deputado estadual e federal; Dária Alves, ex-deputada estadual; Ricardo Yano, ex-deputado estadual e atual presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Beto Guimarães, atual presidente da Emater-GO e o médico Marco Túlio Cruvinel (filho do ex-deputado estadual e atual conselheiro do TCM, Honor Cruvinel).

O PTB espera votação expressiva de José Antônio Netto, atual vice-prefeito de Itumbiara e de Luiz Alberto de Oliveira (Jiribita), atual vice-prefeito de Águas Lindas de Goiás.

O PMDB aposta em Ernesto Roller, ex-deputado estadual e ex-secretário de Segurança Pública de Goiás no governo Alcides Rodrigues, e ainda Célia Valadão e Clécio Alves, vereadores goianienses. Espera votações expressivas do vereador Ezízio Barbosa e na secretária municipal de Assistência Social, Carmem Sílvia, ambos de Aparecida de Goiânia.

As novidades do PT para deputado estadual podem ser: delegada Adriana Accorsi, filha do ex-prefeito Darci Accorsi; Ozair José, ex-deputado estadual e atual vice-prefeito de Aparecida de Goiânia e em Paulo de Tarso, atual presidente da Comurg.

Djalma Araújo, vereador goianiense, pode ser a surpresa do Partido Solidariedade.

O PSB aposta nas candidaturas do médico Ruy Rocha, ex-vereador goianiense e em Elias Vaz, atual vereador na Capital.

O Pros investe em Wellington Peixoto, também vereador goianiense.

O PRB, da Igreja Universal do Reino de Deus, deve jogar suas fichas no pastor Jeferson Rodrigues. Ele também é assessor especial do governo Marconi.

O DEM espera votação significativa do agropecuarista Tanner de Melo, ex-vice prefeito de Aparecida de Goiânia. (Publicamos matéria integral do Jornal Diário da Manhã de Goiânia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *