UnB Alerta: aplicativo permite denunciar situações suspeitas no Campus

Um aplicativo desenvolvido por alunos da Universidade de Brasília (UnB) tem permitido que estudantes e funcionários da instituição transitem com mais tranquilidade pelo Campus Darcy Ribeiro. Batizado de UnB Alerta, o software foi criado por estudantes dos cursos de engenharia da computação e ciência da computação com o objetivo de melhorar a segurança em toda a universidade. A ferramenta pode ser acessada por computador ou baixada gratuitamente: está disponível apenas para aparelhos com sistema android.

De acordo com o professor de ciência da computação e orientador do grupo desenvolvedor do aplicativo, Marcelo Ladeira, o programa trouxe a possibilidade de prevenir casos de violência. “Permite que a comunidade acadêmica relate qualquer situação que chame atenção ou ofereça perigo”, explicou ao Metrópoles.

Se alguém vir uma situação suspeita dentro da UnB e quiser registrar uma queixa, pode anexar fotos, vídeos e textos, além da localização. Todas as informações são enviadas automaticamente quando o denunciante está no campus do Plano Piloto. De acordo com o professor, os próximos passos são buscar a ampliação do aplicativo para outras unidades, como Ceilândia, Gama e Planaltina, além de abranger mais pessoas que frequentem a UnB.

O professor afirma que o dispositivo facilitou a comunicação entre a vigilância e a comunidade acadêmica. Entre o lançamento da ferramenta, no início do primeiro semestre, e o fim do mês de abril foram registradas 236 ocorrências. A principal queixa se refere a veículos encontrados com portas e janelas abertas.

Ladeira afirmou à reportagem que há profissionais atentos ao aplicativo 24 horas. “Ele funciona como uma parceria entre a equipe de segurança e os frequentadores do campus”, reforça.

O aplicativo

Pelo site do aplicativo, basta entrar no link unbalerta.unb.br e clicar em “Cadastre-se” no menu superior. Já os usuários da ferramenta por celular, devem baixá-lo na Play Store e efetuar o cadastro. Logo após o registro, deve ser efetuada a confirmação por e-mail (se o cadastro for a partir do Facebook, não há necessidade de confirmação via e-mail).

De acordo com Eduardo Calil, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, no cadastro podem ser adicionadas até três placas de carro para que os vigilantes possam notificar o proprietário caso vejam o seu veículo aberto ou com algum problema. Essa funcionalidade existe pelo fato de a ocorrência mais recorrente nas estatísticas do campus ser a de “carros abertos”. Em segundo lugar, vem a categoria “furto em veículos”.

  • Principais queixas registradas no campus Darcy Ribeiro até fim de abril: 
  • Porta ou janela aberta de veículo (165)
  • Furto em veículo (42)
  • Colisão (4)
  • Achados e perdidos (4)
  • Outros (4)
  • Furto (3)
  • Furto de veículo (3)
  • Furto de bicicleta (3)
  • Perturbação da Ordem
  • 10º Incêndio

Conheça também a página do aplicativo no Facebook.

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *