ODemocrata

Segurança para desfile de 7 de Setembro, em Brasília, será maior do que na posse de Lula, diz governo do DF

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas. Público vai passar por revista

Secretário executivo de SSP-DF,  Alexandre Patury, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4).  — Foto: Reprodução/TV Globo

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, disse durante a tarde desta segunda-feira que o número de militares atuando na Esplanada dos Ministérios, na próxima quinta-feira (7), será maior do que na posse do presidente Lula, em janeiro. Por questões estratégicas, o governo não diz o tamanho do efetivo.

O público esperado é de 30 mil pessoas. Segundo Patury, as forças de segurança trabalham há três meses na preparação do evento: “Foram 27 reuniões, dentre elas 19 com agentes da esfera federal”, diz o secretário-executivo.

A Esplanada dos Ministérios será fechada na quarta-feira (6), às 21h. O desfile deve começar às 9h e acabar perto do meio-dia.

O público vai passar por revista nos acessos à Esplanada (veja mais abaixo o que pode ou não levar para o desfile). A revista será montada na via S1, lateral da Catedral e escadarias dos ministérios – as quatro primeiras no lado sul e as três primeiras do norte (sentido Rodoviária – Praça dos Três Poderes). Ao todo serão oito entradas para o evento.

Conforme o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Cel. Adão Macedo, “o efetivo nas ruas será “grande” e “mais do que suficiente”. O secretário Alexandre Patury disse que após o 8 de janeiro houve uma integração das forças de segurança tanto distritais como federais.

A Força Nacional também vai atuar no policiamento. Além dos representantes da SSP e da PMDF, participaram da entrevista coletiva sobre os preparativos para o desfile:

  • Delegado-geral da PCDF, Robson Cândido
  • Comandante-geral do CBMDF, Cel. Mônica Mesquita
  • Diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento
  • Subcomandante geral da PMDF, Cel. Ana Paula

Trânsito na Esplanada

O bloqueio na Esplanada é entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar. A partir das 6h de quinta-feira, o trecho entre o 1º Grupamento do CBMDF, passando pela L4 Sul, até as proximidades da Ponte JK (sentido Plano Piloto – Lago Sul), fica fechado para abrigar os veículos blindados que irão participar do desfile.

As vias N3 e S2 terão trânsito livre, assim como o Buraco do Tatu (ligação entre Asa Sul e Norte, próximo à Catedral). Ambulantes cadastrados poderão acessar o local destinado para vendas entre as 21h e as 23h50. Após esse horário, será feita a retirada de veículos não autorizados da Esplanada.

A reabertura das vias será feita após a dispersão do público, mediante avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito. Público que se deslocar até o desfile com veículo pode utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial.

O Eixão do Lazer funcionará normalmente, ou seja, estará fechado para veículos e liberado para circulação de pedestres.

Público vai passar por revista

De acordo com o comandante do Departamento de Operações (DOP) da PMDF Alcenor dos Santos, haverá, também, revistas pessoais nas proximidades do evento e, eventualmente, em meio ao público, caso seja necessário.

Veja lista de itens proibidos na Esplanada dos Ministérios do 7 de Setembro:

  • Fogos de artifício e similares
  • Armas em geral
  • Apontador a laser ou similares
  • Artefatos explosivos
  • Sprays e aerossóis
  • Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
  • Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
  • Garrafas de vidro e latas
  • Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
  • Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
  • Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
  • Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
  • Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *