Por um Mundo Sem Lixo: ideias inovadoras de Economia Circular feitas por alunos e professores da América Latina concorrem a troféu

Vencedor será anunciado em 2 de dezembro, às 13h, em cerimônia transmitida ao vivo no canal do Movimento Circular no YouTube

Movimento Circular, organização multissetorial formada por grandes empresas e pessoas para incentivar práticas de Economia Circular (uso eficiente de recursos e combate ao desperdício), vai anunciar o vencedor do Prêmio Por um Mundo sem Lixo (PMSL) – INTERNACIONAL no dia 2 de dezembro, às 13h, em transmissão ao vivo no canal da organização no YouTube (https://www.youtube.com/@muti9328).

De acordo com Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular, o prêmio busca valorizar as melhores ideias para combater o desperdício de recursos, com base nos conceitos da Economia Circular. “Existem projetos realmente inovadores criados por jovens que precisam ser mais conhecidos pelo público. Eles estão mostrando que é possível consumir e produzir reaproveitando recursos e eliminando o lixo, o que é o conceito de Economia Circular. Nosso objetivo é conscientizar, desde já, as pessoas de que existe um outro jeito de fazer as coisas”, afirma.

O prêmio é organizado pelo Movimento Circular e os concorrentes são os projetos latino-americanos mais inovadores de Economia Circular criados por alunos e professores da educação básica ao ensino superior, para minimizar ou reduzir a produção de lixo, e que foram apresentados nas principais Feiras de Ciências e Tecnologia da América Latina.

Os projetos selecionados vêm de grandes feiras de ciências, como a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e Fenecit (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia), no Brasil, e as edições da Infomatrix no México e Colômbia. A Infomatrix é uma feira latino-americana de Ciências e Tecnologia da Informação organizada pela Sociedade Latino-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada (SOLACYT, na sigla em espanhol).

Também estão concorrendo ao prêmio os participantes do Desafio Circular, iniciativa do Movimento Circular nas escolas brasileiras para reconhecer e divulgar as melhores iniciativas de reaproveitamento de recursos e eliminação de lixo. Este ano, o Desafio também teve a primeira edição para estudantes de língua espanhola e os vencedores da ação latino-americana garantiram vaga no PMSL Internacional.

Somando todas as feiras e Desafios, cerca de mil projetos já foram analisados pela comissão julgadora – inclusive os vencedores de cada evento –, de acordo com a organização do prêmio.

Economia Circular e desperdício

O impacto ambiental gerado pelo consumo mundial e descarte de resíduos está no centro das discussões sobre novas formas de produção, e a Economia Circular é uma das alternativas surgidas que propõe, com eficiência econômica, a minimização do desperdício e promoção do uso eficiente de recursos.

Nesse contexto, o Brasil é um dos países que menos recicla no mundo e abre muitas oportunidades para a criação de negócios e iniciativas com base na Economia Circular. Conforme dados da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, resultado da união entre Abrelpe, Abetre, Selur e Selurb), o país produziu 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2022. Desse total, 30% são de materiais reaproveitáveis, mas o percentual de reciclagem ficou na casa dos 4%.

Sobre o Movimento Circular

Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos. O Movimento Circular contabiliza hoje cerca de 3 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.

Site: https://movimentocircular.io/

LinkedIn: company/movimento-circular/

Instagram: @movimentocircular

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Site: https://movimentocircular.io/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *