População do DF será beneficiada com a vacina contra dengue, confirma Ministério da Saúde

A imuninização iniciará no mês de fevereiro e nesse primeiro momento será destinada a crianças e adolescentes de 10 á 14 anos

Na manhã desta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou que o Distrito Federal receberá doses da  Qdenga, imunizante contra dengue. A imuninização iniciará no mês de fevereiro e nesse primeiro momento será destinada a crianças e adolescentes de 10 á 14 anos.

Essa é a faixa étaria com maior número de hospitalizações no Brasil. A vacina  Qdenga  foi  desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, e age  contra a dengue, havendo a necessidade de aplicação de duas doses para imunização completa. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O Brasil é o pioneiro na oferta do imunizante na rede pública de saúde e serão distribuidas 6 milhões de doses da Qdenga  em território nacional.

Além do DF, 16 estados e 500 municípios  dividiram as 750 mil doses da Qdenga que já estão em solo Brasileiro.O volume de imunizantes é pequeno em virtude da capacidade de produção da Takeda.

O imunizante  desde ano passado está disponível na rede privada, no Distrito Federal , o imunizante que é aplicado em duas doses ( com um intervalo de 90 dias entre elas), custa entre R$ 400 cada dose .

O último boletim epidemiologico divulgado nesta terça-feira (23), pela Secretária de Saúde do DF, sinaliza que nos primeiros dias de 2024 foram notificados 16.079, um aumento de  646,5% no número de casos se comparado ao mesmo período de 2023.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99443-9541📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Mídia Alternativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *