Partido Trabalhista vence eleições no Reino Unido e volta ao poder após 14 anos; veja como fica o parlamento

Quem é Keir Starmer, novo primeiro-ministro do Reino Unido

O líder trabalhista Keir Starmer fala aos apoiadores já como grande vencedor das eleições gerais no Reino Unido

Keir Starmer é o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após o Partido Trabalhista conquistar a maioria das cadeiras no Parlamento do país e pôr fim à hegemonia política dos conservadores britânicos, que estavam no poder há 14 anos.

Até as 8h30 desta sexta-feira (horário de Brasília), 648 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns haviam sido definidas. E o partido liderado por Starmer conquistou 412 vagas, no mínimo 86 a mais do que as 326 necessárias para formar governo e indicar o novo primeiro-ministro do país.

A eleição deste ano, realizada após o ex-primeiro-ministro Rishi Sunak dissolver o Parlamento no último dia 22 de maio e convocar novo pleito, é uma derrota histórica do Partido Conservador, que perdeu ao menos 251 assentos em relação a última eleição realizada em 2019.

Keir Starmer já nasceu com forte ligação aos trabalhistas

Nasciso em Southwark, em Londres, Keir Rodney Starmer vem de uma família de trabalhistas. A forte ligação com o Partido Trabalhista é visível no nome do político de 61 anos, que trás uma referência ao fundador da sigla, Keir Hardie.

Formado em direito, Starmer atuou como advogado especialista em direitos humanos por cerca de 20 anos. Ainda na advocacia, o atual primeiro-ministro trabalhou no Ministério Público do Reino Unido, onde chegou à posição de diretor do órgão. Por seu trabalho na Justiça, ganhou o título de cavalheiro em 2014 da monarquia britânica.

Starmer ingressou na política aos 53 anos, quando ganhou uma cadeira no Parlamento do Reino Unido pelo distrito de Holborn e St. Pancras, em Londres. Durante sua atuação, defendeu políticas ligadas à imigração e contra o Brexit, a saída do país da União Europeia.

Cinco anos depois, o novo premiê do Reino Unido assumiu a liderança do Partido Trabalhista, numa tentativa de repaginar a sigla.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *